
13/09/2019 às 16h54
Quando as caravelas portuguesas comandadas por Pedro Álvares Cabral chegaram na costa nordestina, cerca de 5 milhões de indígenas viviam em todo o território nacional. Atualmente, segundo dados do IBGE, estima-se o número de 817 mil habitantes de povos originários, dispostos em mais de 300 etnias. Eles têm muito para contar. O registro da história oral faz de pessoas livros; os corpos se tornam telas coloridas; a música se mistura ao som das matas e dos pássaros. É pensando em todas essas manifestações culturais que o Sesc traz para Alagoas “A Música dos Povos Originários do Brasil”, que compõe o circuito da 22ª edição do Sonora Brasil, entre os dias 1 e 4 de outubro, em Maceió e Arapiraca. A entrada é gratuita.
A música é um dos elementos mais ricos da arte indígena. Repletas de elementos sagrados e históricos, as representações musicais dos povos originários dizem muito sobre as raízes culturais do Brasil. O tema será apresentado por meio de quatro circuitos, com dois grupos diferentes em cada, mostrando um pouco da diversidade das manifestações sonoras indígenas, presentes em ritos e festejos.
Cantos, danças e instrumentos de cordas, sopro e percussão. Habitantes da margem esquerda do São Francisco, no município de Porto Real do Colégio (AL), o povo Kariri-Xocó está representado pelo grupo Dzubucuá. Assim como os grupos Teko Guarani, do povo Mbyá-Guarani (RS), Nóg gã, Kaingang (RS); Memória Fulni-ô, Fulni-ô (PE); Opok Pyhokop, do povo Karitiana (RO) e Wagôh Pakob, do Paiter Surui (RO) trazem ao Sonora Brasil suas tradições culturais e o cotidiano das aldeias.
Sobre o Sonora Brasil
Considerado o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora Brasil já alcançou 750 mil pessoas. Desde sua criação foram realizados 6.098 concertos com 85 grupos, percorrendo 150 cidades. Nesta edição, o circuito reunirá 63 artistas dos dois temas, que farão 350 apresentações em 97 cidades. O tema “Líricas Femininas” circulará pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto “A Música dos Povos Originários do Brasil” seguirá pelas regiões Norte e Nordeste. No ano seguinte os grupos invertem as regiões fazendo com que todos circulem por todo o país.
Confira a programação completa:
MACEIÓ 01/10/2019
04/10/2019
ARAPIRACA 02/10/2019