
06/08/2025 às 18h27
Por Sarah Azevedo
No dia 15 de agosto, o patrimônio vivo da cultura alagoana, Chau do Pife, e a cantora Andréa Laís sobem ao palco do Centro Cultural Arte Pajuçara para uma apresentação inédita em Maceió. O espetáculo faz parte do projeto do Sesc “Sonora Brasil”, que tem como missão levar ao público a diversidade e a riqueza da produção cultural brasileira.
A edição 2024-2025 do Sonora tem como tema “Encontros, tempos e territórios”, valorizando a união entre artistas de diferentes gerações e regiões. A colaboração entre Chau e Andréa é fruto desse conceito. Por meio do projeto, a dupla realizou mais de 25 apresentações em diversos estados do país e agora traz o show para “casa” pela primeira vez. O espetáculo começa às 20h, e a entrada é gratuita com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições sociais cadastradas no Sesc Mesa Brasil. Os ingressos poderão ser retirados no local, 1h antes do início do show, mediante a entrega do alimento.
Além de Chau e Andréa, estarão no palco os músicos que os acompanharam ao longo de todas as apresentações do Sonora, o sanfoneiro Irineu Nicácio e Cassius Cardozo, que assina a direção musical do espetáculo e acompanha os artistas no violão, triângulo, pandeiro, beats e programações. No repertório, estão músicas autorais de ambos, além de uma homenagem a Jacinto Silva e um bônus especial para o show em Maceió: a participação do músico Xexéu na zabumba e a inclusão de seis músicas que não constam no repertório original do espetáculo.
No show, tradição e inovação se combinam de maneira harmônica, talvez porque Andréa e Chau, tão certos das raízes que os sustentam, nunca têm medo de inovar. “O Chau é um grande artista e, com isso, ele também não tem medo das experimentações. Eu acho que a gente sempre fala de grandes patrimônios da música brasileira, como o Gil e o Caetano, que estão aí com seus 80 anos misturando ritmos e fazendo novas experimentações musicais, mas a gente também tem um patrimônio vivo da cultura que está tocando com programações eletrônicas pelo Brasil todo. Ou seja, a gente não está distante dessa experiência. O Chau dialoga com tudo que existe de música”, disse Andréa.
Depois de tantas apresentações pelo Brasil, Chau afirma que trazer esse show para Alagoas é a realização de um sonho. “A gente está com o coração à flor da pele, nervo, tudo, porque a gente quer ver o Sonora Brasil no nosso lugar. O Sonora é um coentro machucado com a marreta da cultura, o cheiro brandindo no pilão e embebedando os peixes do mar de Alagoas, fazendo eles sentirem o cheiro da cultura do Brasil”, disse Chau, em sua fala sempre carregada de poesia.
A expectativa pelo show em Maceió é compartilhada por Andréa, que afirma ter se sentido muito orgulhosa ao levar a cultura alagoana por tantos lugares. “Agora é muito essa coisa de reencontrar, devolver, honrar todo mundo que nos ajudou a chegar nesse lugar”.
Perguntados sobre a junção musical entre os dois, não pouparam elogios. “O Chau é tudo isso mesmo. Não só pelo talento, mas pela generosidade. A generosidade de uma pessoa grandiosa facilita pra que tudo ocorra muito bem”, disse Andréa. Chau, por sua vez, também enalteceu a amiga e companheira de ofício. “Eu me sinto bem ao lado da Andréa. Em todos os aspectos musicais, a gente se dá bem, mas o que fala mais alto nesse encontro é a nossa amizade, o respeito que temos um pelo outro. Eu não sei se fiz alguma coisa por ela, mas tenho certeza do que ela fez por mim”.
Serviço
O quê: Projeto Sonora Brasil - Apresentação Musical com Chau do Pife e Andréa Laís
Quando: 15 de agosto, às 20h
Local: Centro Cultural Arte Pajuçara
Classificação: livre
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível