
04/08/2025 às 07h00
Por Sarah Azevedo
A assistente social do Sesc Alagoas, Mabel de Araújo, foi eleita delegada para a etapa nacional da Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, representando a sociedade civil. A conferência, que será realizada em Brasília, entre os dias 18 e 21 de agosto, reunirá representantes de todas as regiões do país para debater políticas públicas voltadas à saúde e segurança no trabalho.
A eleição ocorreu durante a IV Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (IV CESTT), na qual o Sesc Alagoas participou como entidade da sociedade civil, reafirmando seu compromisso com a promoção da saúde e a defesa dos direitos dos trabalhadores.
“Consideramos importante participar como profissionais e representar o Sesc nesse espaço de discussão, já que os trabalhadores do comércio são nosso público prioritário. Queremos destacar iniciativas como o projeto Sesc Saúde na Empresa, que leva informações e serviços diretamente aos locais de trabalho, visto que muitas vezes, pela dinâmica laboral, os trabalhadores acabam tendo seu acesso à saúde restringido”, afirmou Mabel.
De acordo com Janaína Valença, gerente de Saúde do Sesc Alagoas, a eleição de uma representante da instituição para a etapa nacional reforça a importância da atuação do Sesc no cenário das políticas públicas de saúde. “Com essa participação, podemos contribuir com a experiência consolidada do Sesc em Promoção da Saúde e fortalecer parcerias estratégicas em benefício dos trabalhadores do comércio”, disse Janaína.
Em seus 25 anos de atuação no Serviço Social, Mabel construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a saúde e a cidadania, sempre fiel ao propósito de trabalhar com e para pessoas. Sua participação na conferência reforça esse percurso de engajamento com a qualificação do debate sobre as condições de trabalho e saúde dos trabalhadores.
“A importância do trabalho educativo em saúde é um dos pilares do Serviço Social. Temos uma normativa que nos orienta enquanto profissionais, parâmetros para a atuação do assistente social nesse campo, e entender a saúde como resultado das condições de vida da população é muito importante. É fundamental que façamos esse trabalho de orientar as pessoas, incentivando a discussão e a compreensão sobre o tema”, concluiu Mabel.