SOBRE O SESC

Todas as frentes de atuação do Sesc convergem para uma mesma finalidade: contribuir para o bem-estar social, por meio de ações que possibilitem mais qualidade de vida para o trabalhador do comércio — e seus familiares — e ao público em geral. Na capital e em municípios do interior alagoano, o Sesc atua nas áreas da educação, saúde, lazer, cultura e assistência, promovendo atividades que visam ao pleno desenvolvimento das potencialidades dos seus públicos.

Com foco na ação formativa, o fazer do Sesc busca contribuir, cotidianamente, com a redução das desigualdades sociais, gerando oportunidades de acesso, muitas vezes gratuito, a atividades esportivas, serviços de saúde, experiências turísticas, programações culturais, educação básica e complementar, dentre outras ações.

Missão

Promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática.

Visão

Potencializar experiências de bem-estar social, nas áreas de Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência no Estado de Alagoas.

Valores

  • Acolhimento;
  • Integridade;
  • Diversidade;
  • Excelência;
  • Sustentabilidade;
  • Inovação.

CONHEÇA A ATUAÇÃO DO SESC EM ALAGOAS

CONFIRA ABAIXO OS NOSSOS PROGRAMAS

Educação

No Sesc, a educação é vista como uma ferramenta de transformação que ultrapassa a sala de aula, com o propósito de formar cidadãos críticos, criativos e participativos que assumem o protagonismo em seus processos de desenvolvimento, por meio do compartilhamento de suas próprias experiências e saberes e da ampliação de conhecimentos e visões de mundo, em contato com a comunidade escolar. 

 

A instituição atua na formação de pessoas de todas as faixas de idade, da criança ao idoso, por intermédio da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos, mas também desenvolvemos atividade de educação complementar, por meio do Projeto Criar Sesc.

Saúde

Na área da saúde, o Sesc desenvolve ações nos segmentos da saúde bucal, nutrição, educação em saúde e cuidado terapêutico, com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças, atendendo o seu público preferencial e a comunidade em geral, por meio de atividades e de projetos que acontecem em suas unidades, incluindo a unidade móvel OdontoSesc, ou em ambientes externos, a exemplo de empresas do comércio e de áreas públicas.

Lazer

Descanso, diversão, aprendizado e socialização são os pilares da atuação do Sesc no segmento do lazer. Com balneário, práticas esportivas e recreativas e hospedagem à disposição do seu público, além de viagens e passeios a preços acessíveis, a instituição proporciona momentos de bem-estar, entretenimento, integração, satisfação pessoal e enriquecimento cultural, educacional e histórico a pessoas de diferentes faixas de idade.

Cultura

A atuação do Sesc na área da cultura passa por cinco linguagens: artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música e literatura. Ocupando equipamentos culturais próprios, como cineteatros e bibliotecas, e espaços externos ao ar livre — escolas e praças públicas, por exemplo, — a instituição busca promover e difundir as mais diversas manifestações artístico-culturais, valorizar a classe artística e provocar reflexões em torno de temas relacionados ao fazer cultural.

Assistência

Na área da assistência, o trabalho desenvolvido pelo Sesc corrobora para a promoção da cidadania ativa e garantia de direitos humanos como o acesso à alimentação. As ações que ganham destaque são o Programa Mesa Brasil, que contribui para a redução da fome e da insegurança alimentar, destinando doações de alimentos e outros itens (produtos de limpeza e de higiene pessoal, roupas etc.) a instituições sociais que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional, e o Trabalho Social com Grupos (TSG), focado na promoção de atividades que tenham a finalidade de proporcionar à pessoa idosa uma rotina mais ativa e saudável, como atividades culturais e recreativas, e o acesso a ações formativas e integrativas (palestras, oficinas, rodas de conversa etc.).