CRIAR SESC
O Criar Sesc viabiliza a crianças de todas as regiões do país, matriculadas no Ensino Fundamental de escolas públicas ou privadas, a oportunidade de vivenciar experiências de educação integral que consideram as diferentes linguagens do brincar como forma de construir conhecimento.
O projeto surge a partir da necessidade de valorização das infâncias e suas múltiplas experiências no território brasileiro. É um projeto ancorado numa rotina escola que leva em consideração o brincar, a investigação, o trabalho coletivo, o envolvimento com a comunidade local, oficinas, jogos, artes, pesquisa, entre outras múltiplas linguagens por meio de três eixos conceituais: cultura da infância, estudo do território e sujeito integral.
A iniciativa é desenvolvida nas unidades Sesc Arapiraca, Sesc Ler Palmeira dos Índios e Sesc Ler Teotônio Vilela que contam com uma série de espaços destinados às atividades relacionadas ao projeto.
Durante a semana, as crianças têm contato com professores de áreas específicas que são responsáveis por atividades diversas, como dança, música e teatro, por exemplo. Outra proposta do Criar Sesc é valorizar vivências que possibilitem a relação com a natureza em todos os processos educativos. O Criar Sesc foi implantado em 1982, com a proposta de auxiliar os estudantes – filhos de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo – em suas atividades curriculares para colaborar com o processo educativo vivenciado na escola. Anteriormente, o projeto era denominado de Programa Habilidades de Estudo (PHE).
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO
PCG
O Criar Sesc é uma das iniciativas desenvolvidas por meio do Programa Comprometimento e Gratuidade (PCG), destinado prioritariamente aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, estudantes da educação básica da rede pública e ao público em geral (obedecendo ao número de vagas disponíveis para este público) com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos, conforme Resolução 1.166/2008. Ao participar do PCG, o Sesc se compromete a destinar um terço de sua Receita Compulsória Líquida para o desenvolvimento de ações voltadas à educação básica e continuada e a outras ações educativas realizadas pela entidade.
COMO PARTICIPAR?
Seguindo os critérios divulgados por meio de edital publicado anualmente no endereço eletrônico www.sescalagoas.com.br clique em “Institucional”, “PCG” e em “Editais”.
PAIS E ALUNOS
Ter frequência mínima de 75% nas atividades; Cumprir as normas estabelecidas nos instrumentos normativos do Sesc Alagoas; Cumprir/respeitar o horário estabelecido pelo Criar Sesc: 8h às 11h e 14h às 17h. Comunicar à Unidade de Ensino quando do impedimento ou desistência da atividade, apresentando justificativa formal à entidade nas seguintes situações: • Doença: com apresentação de atestado médico; • Mudança para outro município e/ou estado; • Quando a renda familiar bruta mensal ultrapassar três salários mínimos.
PROFESSORES
Possuir formação superior e atuar como gestores da aprendizagem. O professor tem influência para orientar e motivar seus estudantes com estratégias que favoreçam a autonomia, a interação e a investigação.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
O projeto Sesc Ler, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), promove o acesso à educação básica gratuitamente para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, dependentes e a comunidade em geral, que não concluíram os estudos no tempo regular.
Em Alagoas, a EJA atua na Unidade Sesc Arapiraca e no Sesc Ler Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela, oferecendo a modalidade do primeiro segmento, ou seja, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. As turmas funcionam nos horários das 14h às 17h e 19h às 22h. Os alunos recebem gratuitamente o fardamento, o lanche e o material pedagógico.
Durante os cursos da EJA, o Sesc realiza ações ligadas à prática esportiva e a artes, em parceria com outras áreas de atuação da entidade, a exemplo de Cultura e Esporte, o que contribui para a formação completa dos alunos que têm acesso às salas de leitura e bibliotecas, mostras de artes plásticas, lazer e saúde.
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO
CRITÉRIOS
A EJA atende ao público com idade igual ou acima de 15 anos e que possui renda familiar bruta de até três salários mínimos.
PCG
O projeto Sesc Ler está inserido no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), conforme estabelece o Decreto nº 6.632/2008, e destina um terço da Receita Compulsória Líquida do Sesc para o desenvolvimento de ações voltadas à educação básica e continuada e a outras ações educativas realizadas pela instituição.Com o PCG, o Sesc reafirma o seu compromisso com a gratuidade e com o desenvolvimento do social, por meio da ampliação de iniciavas que melhoram significativamente a vida do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, e cumpre o propósito dos empresários do segmento do comércio que mantêm a instituição.
COMO PARTICIPAR?
Seguindo os critérios divulgados por meio de edital publicado anualmente no endereço eletrônico www.sescalagoas.com.br clique em “Institucional”, “PCG” e em “Editais”.