Sesc movimenta as férias de janeiro com cursos de artes

Alterne entre as áreas

Sesc movimenta as férias de janeiro com cursos de artes

As aulas gratuitas têm duração de uma semana e acontecem na Unidade Sesc Centro

17/01/2020 às 15h48

As férias não são apenas um período de descanso. Existem muitas possibilidades de descobertas. No Teatro Jofre Soares e na Musicoteca, na Unidade Sesc Centro, em Maceió, crianças e adultos participam dos cursos gratuitos de artes promovidos pela instituição no mês de janeiro. Durante esta semana (13 a 17), estão sendo realizadas as aulas de Musicalização Infantil, para crianças de 7 a 12 anos, e Técnica Vocal, para alunos a partir dos 16 anos.

No palco do teatro, olhos atentos para as teclas e os pedais do piano. As crianças formam um círculo e falam ao mesmo tempo: muitos questionamentos sobre as escalas musicais e a engenharia do instrumento. Comandando essa turma, o professor José Luann Veiga revela um sorriso no rosto. Ele conta que a metodologia do curso varia muito. “Trabalho com um norte específico. Penso mais nas questões gerais que quero trabalhar. Aqui, que é uma turma grande, a gente dá o enfoque na voz. Montamos um pequeno coro e trabalhamos timbre, melodia, dinâmica. Tudo em cima desse tipo de formação”, afirma.

O professor continua e revela que busca explorar todos os sentidos dos alunos, de modo que possa contribuir para o crescimento das crianças. E isso é confirmado pelos próprios participantes. Lucas Marques Pedrosa, 9 anos, percebe um avanço desde o início das aulas. “Tô aprendendo a cantar, a falar melhor, aprendendo sobre a música. É muita coisa. Eu tinha um pouco de vergonha de cantar em público, mas agora não tenho muito”, revela a criança.

Para os responsáveis, o curso é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos das crianças. O recepcionista Everson de Souza Moraes leva a filha Elen de Souza Moraes e a sobrinha Ane Moraes para o curso. “Trouxe elas para cá primeiramente pra aprender a arte, a adquirir conhecimento, principalmente elas que estão nessa fase de aprendizado. E é um prazer porque o Sesc dá essa oportunidade de um curso gratuito”, declara.

Todo esse interesse é movido pelo olhar curioso de cada criança. “Aprendo geralmente a ter curiosidade. Quando somos crianças, assumimos a postura de que tudo é passível de novidade, tudo pode nos ensinar alguma coisa. A mente da criança acaba ligando tudo e acho que criatividade também é essa capacidade de ligar as coisas. Por isso, a gente planeja uma coisa e aula vai por caminhos diferentes”, aponta o professor.

Técnica vocal

Enquanto as crianças dissecam o piano, as alunas do curso de técnica vocal testam os limites das suas cordas vocais. A turma é auxiliada pelo professor Júlio César da Silva, que fala sobre o perfil das aulas. O curso é ofertado para alunos com idade a partir dos 16 anos, sem limite. É voltado para pessoas que tenham interesse na área de música ou que trabalham com a voz (atores, radialistas, professores, etc.). “Esse curso é desenvolvido para que o aluno saiba se cuidar, se conhecer por meio de exercícios vocais com o auxílio de músicas e vídeos”, explica.

A dinâmica dos alunos é de uma evolução constante. “Durante o curso eles percebem que o ato de cantar é um pouco mais amplo e complexo, apesar de ser natural. É um processo que envolve muitos fatores. A gente acaba tendo um outro olhar sobre o corpo e sobre a utilização da voz”, afirma Júlio.

A psicóloga Mariana Diniz Lima sempre gostou de cantar e se inscreveu no curso de férias, após a recomendação de uma amiga. “Nunca fiz um curso de técnica vocal e tô amando, tá sendo maravilhoso. O que esperava era isso mesmo. Preciso ter a voz sempre em dia e isso ajuda bastante. Além disso, a turma está com um entrosamento muito bom”, revela.

Outros cursos

Entre os dias 20 e 24, será ofertado o curso de Iniciação ao Circo, para jovens de 10 a 18 anos. Já entre os dias 27 a 31, serão ministradas as aulas de Iniciação Teatral, voltadas para adolescentes de 12 a 17 anos. Todas as vagas já foram preenchidas e os cursos são totalmente gratuitos.

[gallery columns="2" size="medium" ids="21611,21612"]

INSTAGRAM YOUTUBE