
15/07/2019 às 12h43
A cidade de Penedo recebe, neste mês de julho, entre os dias 22 e 27, a Mostra Aldeia Arapiraca. Uma mostra de arte e cultura que carrega em seu nome uma homenagem ao Mestre José Eduardo Salvador, em memória, cidadão Honorário Penedense. A Aldeia Treme Terra recebe o nome do guerreiro a quem ele tanto se dedicou, inclusive confeccionando a próprio punho as indumentárias desse folguedo, que é marca registrada do nosso estado, figura importantíssima na luta pela conservação da arte e cultura de Penedo.
As Aldeias são mostras de arte e cultura organizadas pelos Departamentos Regionais do Sesc em parceria com o departamento Nacional do Sesc durante a passagem de espetáculos do Palco Giratório por seus estados, de modo a possibilitar que os trabalhos, selecionados pela Curadoria Nacional, dialoguem com a produção local.
Com o objetivo de estimular a produção e o consumo dos bens culturais, as Aldeias reafirmam, assim, o compromisso com o fomento a uma política para a produção e a difusão das artes cênicas em âmbito nacional. Elas vêm fortalecer os laços comunitários entre artistas, espectadores e produtores, fomentando e diversificando o panorama cultural brasileiro.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
APRESENTAÇÕES
22/07 Segunda
19h Abertura Oficial
Magia
Cia. Teatral Turma do Biribinha
Circo/50 min/Livre
20h no Theatro Sete de setembro
Um espetáculo de circo e teatro onde o ilusionismo, unido ao humor poético e romântico do palhaço, com suas gags e esquetes compõem as cenas escolhidas. O espetáculo inspira-se também em Chaplin, em sua visão da vida, de que é preciso
transformar a dor em alegria, e essa ideia norteará a trama de forma alegre, mas também veremos momentos onde o público e o artista são desafiados a superar as adversidades juntos. Este é um solo de Teófanes Silveira, o Palhaço Biribinha que realiza um sonho antigo o de oferecer ao público uma oportunidade de ser parte do espetáculo junto com ele.
23/07 Terça
Vestido Queimado
Soufflé de Bodó Company - AM
Teatro infanto juvenil/45 min/Livre
20h no Theatro Sete de setembro
É uma narrativa fantasiosa sobre a amizade entre duas pessoas. Esse espetáculo é resultado de um projeto de pesquisa cênica que temos dentro da companhia. O Teatro de Papel é uma forma estética e prática de contar histórias que nos interessou bastante, pelo relativo ineditismo na região Norte.
24/07 Quarta
Entre Rio e Mar Há Lagoanas
Coletivo Hetéaçã
Teatro/75 min/14 anos
20h no Theatro Sete de Setembro
Sobre as mulheres que crescem ao redor da Lagoa. Sobre as mulheres que fomos, que somos e sobre as mulheres que queremos ser. Uma Mulher nos conta a origem da Lagoa, as mudanças e como ela cresceu ali, entre o Rio e o Mar. "Há Lagoanas" é uma fábula que recria o nascimento da Lagoa através do cotidiano e da memória de mulheres que cresceram às suas margens e dentro dela.
25/07 Quinta
Das Cinzas Coração
Quimera Criações Artísticas & Teatro Ateliê -RS
Circo/50 min/12 anos
20h no Theatro Sete de Setembro
Qual o sentido de, em pleno século XXI, num espetáculo de CIRCO-TEATRO, usar a linguagem do CINEMA de 100 anos atrás para contar uma história de opressão feminina passada em 1920? É que estas cenas seguem re-encenadas na vida real, em todo canto, todas classes sociais e orientações religiosas ou políticas. “Das Cinzas Coração” brinca que é cinema mudo em preto-e-branco, com trilha ao vivo feita por um pianista como os da época. Tudo pra fazer rir com Aurora, que tenta espremer a poesia possível do seu já murcho lar, nada doce lar. Porque a gente acredita que não há nada mais transformador que o riso - 23 séculos antes do cinema, Aristóteles já dizia disso. Só que usamos de referência um filósofo mais contemporâneo: o cítrico e genial cineasta Buster Keaton.
26/07 sexta
Cenas Clowssicas
Clowns de Quinta - AL
Circo/60 min/livre
16h no Largo de São Gonçalo (em frente a igreja de São Gonçalo)
Com direção coletiva, Cenas Clownssícas 3.0 traz quatro palhaços: a Coxinha (Nathaly Pereira), Tampiko (Romário Steven), Salsichinha (Wanderlândia Melo), Nores Jacinto (David Oliveira) e a Frella Nutella (Elaine Lima), que acompanhados da banda gigante composta por Mão Nerys (baixo), e Anderson Fidellis (sanfona), revivem esquetes clássicas do circo de lona brasileiro. A turma se envolve em muitas trapalhadas, levando a plateia a gargalhadas.
27/07 Sábado
Sarau olha o Chico - 20 anos de Cultura Socioafetiva
Ong. Olha o chico
Sarau/ 4 horas / Livre
20h no Burguer House, Piaçabuçu
O Sarau Olha o Chico começou ainda sem esse nome, na casa de amigos que se encontravam para recitar poesias, cantar e tocar, lá pros anos de 1999. Os encontros foram crescendo. Por volta de 2003 tornou-se um palco de experimentações, para que agentes culturais da Olha o Chico e comunidade, saboreie uma cultura viva, cooperativa, marginal e socioafetiva. Quem chega, aprecia e participa. Assim, há 20 anos, Olhando o Chico, gerações se encontram, jovens tornaram-se pais e levam seus filhos para dividir o palco; amigos de várias partes do país se chegam com sua arte e a festa é feita, celebrando a vida.
AÇÕES FORMATIVAS
[gallery columns="2" size="medium" ids="20098,20099,20101,20100"]
Contação de história - Bichos, Cantos e Encantos com Toni Edson - AL
Escolas da rede pública
22/07, as 15h na Escola EMEB Dom Constantino e 23/07, as 10h na Escola EMEB Santa Luzia.
Os bichos guardam mistérios que revelam muito sobre nós mesmos... E guardam num canto tão bonito de nosso coração, que só podemos nos encantar com seus falares,
sons, movimentos e... cantos. E sem contar com gente que vira bicho, bicho que parece gente! "Bichos, Canto, e Encantos reúne histórias da tradição oral de povos indígenas e povos africanos, além de um belo conto de autor com temática indígena. Uma história cantada e algumas canções que despertam o imaginário infantil e permite que as crianças vejam os bichos que guardam em si.
Curso - Nariz encarnado com Wanderlândia Melo – PE
Publico alvo: Artistas e alunos do ensino médio
22 a 27 de julho, das 14h às 18h em Piaçabuçu
Essa oficina propõe preparação corporal para estudo do corpo cotidiano e extra cotidiano, foco, estado de atenção, triangulação, entradas, jogos em dupla, estudo de espaço e acesso a referencias teóricas da palhaçaria.
OFICINA - Desenho e Montagem de Bonecos de Papel com a Cia Soufflé de Bodó
Company - AM
Público alvo: Alunos do ensino infantil
24 e 25 de julho, das 09h às 13h
Vagas: 20
O Objetivo da Oficina será escolher a história, organizar os pontos fundamentais da narrativa, desenhar, recortar, colar e montar os personagens. A oficina de 'Desenho e Montagem de Bonecos de Papel' visa a criação e prática a partir do processo de Cia.
OFICINA “Jogos e Técnicas de Palhaço” Com Jéferson Rachewsky - RS
Público alvo: Artistas e estudantes das artes cênicas
26 de julho, das 09h às 16h
Vagas: 20
Oferece ao ator-aluno a oportunidade de vivenciar na prática diversos exercícios teatrais e circenses voltados para o desenvolvimento e aprimoramento da linguagem cômica do palhaço, buscando sempre valorizar as potencialidades individuais de cada aluno. Será trabalhado durante a oficina a percepção espacial, o foco, a triangulação, o corpo como instrumento cênico, a lógica do palhaço, o tempo cômico, a improvisação, a contracenação em dupla, em grupos e com o público.