
23/04/2019 às 11h53
Como um dos três eixos do Projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, o Circuito de Autores 2019 promove bate-papos com escritores de diversos estilos literários. Nesta edição, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de maio, nas cidades de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios, o Sesc traz duas consagradas autoras brasileiras: Cristiane Sobral e Eliana Alves Cruz. O Circuito é aberto à comunidade.
As escritoras estarão presentes no evento para apresentar seus trabalhos e estimular a produção literária, por intermédio de uma reflexão sobre temas de grande relevância no cotidiano brasileiro, tais como: Racismo e feminismo.
O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.
Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o projeto é composto por três eixos:
CRISTIANE SOBRAL (DF)
Mestre em Teatro pela UnB (2016), com pesquisa sobre as estéticas no teatro negro brasileiro, possui Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2008), é licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Católica de Brasília (2006) e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília (1998). Atualmente é professora de Artes Cênicas da Secretaria do Estado de Educação do DF. É atriz, escritora, diretora de teatro e professora. Iniciou sua carreira como escritora em 2000 na antologia Cadernos Negros (SP). Publicou cinco obras com maior destaque para “Não vou mais lavar os pratos”. A poética de Cristiane Sobral busca nitidamente inspirar as mulheres leitoras a se conhecerem (ou se reconhecerem), se aceitarem e se posicionarem diante do preconceito e do racismo. Seus textos mesclam crítica e suavidade com uma linguagem atual, ousada e motivadora, transgredindo as representações estereotipadas, privilegiando os afetos, a subjetividade, a cultura e a intelectualidade das mulheres negras.
ELIANA ALVES CRUZ (RJ)
Graduou-se em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade em 1989. Fez pós-graduação em Comunicação Empresarial na Universidade Cândido Mendes. Estreou na literatura com o romance Água de Barrela, baseado na trajetória da sua família desde o século XIX, na África. Foi a vencedora da primeira edição do Prêmio Literário Oliveira Silveira, oferecido pela Fundação Cultural Palmares em 2015. Publicou textos nas coletâneas Cadernos Negros (Quilombhoje); Perdidas: Histórias para Crianças que Não Tem Vez (Imã Editorial); e Antologia Concurso Nacional de Contos Ciclo Contínuo 2017 (Ciclo Contínuo Editorial).
SERVIÇO
MACEIÓ
- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores.
- Quem: Cristiane Sobral (DF) e Eliana Alves Cruz (RJ)
- Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro
- Data: 07/05/2019.
- Horário: 19h.
- ENTRADA GRATUITA.
ARAPIRACA
- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores.
- Quem: Cristiane Sobral (DF) e Eliana Alves Cruz (RJ)
- Local: Uneal Arapiraca
- Data: 08/05/2019.
- Horário: 19h.
- ENTRADA GRATUITA.
PALMEIRA DOS ÍNDIOS
- O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores.
- Quem: Cristiane Sobral (DF) e Eliana Alves Cruz (RJ)
- Local: Uneal Palmeira dos Índios
- Data: 09/05/2019.
- Horário: 19h.
- ENTRADA GRATUITA.
[gallery ids="19371,19372"]