
17/09/2021 às 11h32
Os selecionados para a oficina gratuita, que será mediada pela escritora e professora carioca Cláudia Lage, terão até às 12h do dia 20 de setembro para responderem a correspondência eletrônica enviada pelo Sesc Alagoas. Essa etapa conclui o processo de inscrição e possibilita que a pessoa selecionada receba o link de acesso à sala de aula. Do contrário, um suplente será convocado. Confira a relação abaixo (selecionados e suplentes).
A oficina “Narrativa: Caminhos da Palavra e da Imagem” integra a programação do Projeto Arte Palavra – Rede Sesc de Leituras. As 20 vagas disponibilizadas foram disputadas por 140 interessados.
As aulas acontecerão de 20 a 24 de setembro, das 20h às 22h, por meio da plataforma Google Meet. A oficina é destinada a estudantes, professores, profissionais liberais que tenham interesse em literatura, escritores e público em geral. Após a finalização das atividades, serão emitidos certificados de participação para quem obtiver, no mínimo, 75% de aproveitamento.
A proposta da oficina é estimular a escrita dos gêneros de ficção conto e roteiro, por meio de exercícios e estímulos criativos, além de fazer com que os alunos se apropriem das especificidades das linguagens literária e audiovisual. Durante as aulas, a turma terá experiências de adaptação de obras literárias para o audiovisual e de criação literária. Independentemente do formato trabalhado, um dos principais objetivos do curso é a busca do estilo e do universo temático de cada aluno-escritor.
A professora Cláudia Lage é formada em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Letras pela Universidade Federal Fluminense. Ela tem mestrado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Cláudia é autora de cinco livros, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura com o romance “O cordo interminável”, trabalhou como roteirista na TV Globo e ministra cursos de roteiro e escrita criativa.
O projeto é composto por três circuitos que acontecem simultaneamente: criação literária, autores e oralidade. Os 40 artistas participantes da edição deste ano são de 24 estados brasileiros e atuam como escritores, poetas, ilustradores, narradores de histórias, slammers, performers, entre outros.