Alunos do Sesc Jaraguá participam de oficina de música com grupo da Orquestra de Tambores de Alagoas

Alterne entre as áreas

Alunos do Sesc Jaraguá participam de oficina de música com grupo da Orquestra de Tambores de Alagoas

A atividade faz parte do Projeto Sesc Identidade Brasilis e visa promover a produção artístico-cultural de povos negros e indígenas

16/11/2021 às 17h58

Maracatu, coco de roda e coco de embolada, esses foram os ritmos apresentados hoje (16) aos alunos do 4º e do 5º ano da Unidade de Educação Sesc Jaraguá. Durante os turnos da manhã e da tarde, os alunos participaram de uma oficina de música com um grupo da Orquestra de Tambores de Alagoas e tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a própria cultura. A atividade faz parte do Projeto Sesc Identidade Brasilis, que visa promover e dar visibilidade a produção artístico-cultural de povos negros e indígenas por meio de ações formativas.

A oficina foi ministrada pelo professor Wilson Santos, juntamente com outros integrantes da Orquestra de Tambores de Alagoas. Wilson falou que as crianças precisam conhecer suas origens e aprender a valorizá-las porque isso traz autoestima, além da possibilidade de observar o mundo por outro prisma e de enxergar a própria cultura como algo belo. “Quando se abre uma possibilidade como essa, ficamos muito felizes porque todo mundo ganha. Ganha a sociedade e ganha a arte e a cultura brasileira, que tem sua força motriz nos povos de matriz africana e nos povos indígenas”, afirmou.

Além de escutarem os ritmos, os alunos participaram tocando e cantando com o grupo da orquestra. Samuel Barbosa, do 5º ano, disse que gostou de aprender os ritmos tocados e que acha importante conhecer a própria cultura. Na próxima sexta-feira (19), os alunos do 2º e 3º ano do Sesc Jaraguá participarão de uma oficina de arte indígena (pintura corporal) e de uma oficina de arte africana (máscaras).

INSTAGRAM YOUTUBE