Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2023 compartilham suas experiências com estudantes em Maceió

Alterne entre as áreas

Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2023 compartilham suas experiências com estudantes em Maceió

Encontro promove diálogo sobre desafios e conquistas na literatura contemporânea

20/09/2024 às 21h09

Por Sarah Azevedo

Hoje (20), os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2023, Airton Souza e Bethânia Pires Amaro, estiveram no Sesc Poço, em Maceió, para um bate-papo sobre literatura com estudantes e escritores alagoanos. O encontro, mediado por Diogo Borges, analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, abordou temas como os desafios e benefícios da criação literária, processos criativos e as particularidades das experiências de vida de cada autor.

Reconhecido como uma das mais importantes premiações literárias do Brasil, o Prêmio Sesc de Literatura tem como objetivo oferecer oportunidades de publicação a novos escritores e autores independentes, promovendo a renovação do cenário literário brasileiro e enriquecendo a cultura nacional.

Airton, vencedor na categoria “Romance” com a obra “Outono de carne estranha”, compartilhou suas reflexões sobre os desafios da escrita e a relevância de uma premiação como a do Sesc para a visibilidade dos autores independentes. “Viver em uma região historicamente isolada, como o Norte do Brasil, restringia a circulação dos meus livros. O prêmio me abriu portas que eu nunca imaginei. Me possibilitou publicar com uma editora de distribuição nacional e viajar pelo país para discutir literatura. Foi um divisor de águas na minha trajetória”, afirmou.

Para Bethânia, que conquistou a categoria “Conto” com “O Ninho”, o Prêmio Sesc também é um importante marco para escritores iniciantes. “Para quem está começando a carreira de escritor, o Prêmio Sesc representa um grande objetivo. Eu o acompanhava como leitora há muitos anos, muito antes de pensar em concorrer. Sempre admirei a curadoria da premiação e a oportunidade de me manter em contato com obras de contistas contemporâneos nacionais. Fomentar a literatura contemporânea brasileira é desafiador, mas tem melhorado ao longo dos anos, e acredito que o Sesc desempenhou um papel fundamental nesse processo”, disse.

Parte do papel desempenhado pelo Sesc é a realização desses eventos que visam proporcionar encontros entre os escritores, a comunidade literária e o público. O estudante de Letras Carlos Henrique, presente no evento, destacou a importância da experiência. “Sou de uma cidade do interior e não tenho muito acesso a eventos como esse. Ter estado aqui foi ótimo para conhecer esses autores e suas obras”.

INSTAGRAM YOUTUBE