28/11/2024 às 18h09
Por Fabiana Barros
A 8ª edição da Corrida do Tribunal Regional do Trabalho 19ª Região (TRT-AL) Trabalho Seguro e da 5ª Corridinha de Combate ao Trabalho Infantil arrecadou mais de uma tonelada de alimentos. Desse total, 671kg foram doados pelo desembargador-presidente Tribunal, Marcelo Vieira, ao Programa Sesc Mesa Brasil. A doação foi entregue, nesta quinta-feira (28), no Espaço Verde, local em conformidade ao projeto paisagístico do Tribunal, que foi inaugurado no mesmo dia da entrega dos alimentos.
O desembargador-presidente do Regional Trabalhista, Marcelo Vieira, destacou que o objetivo maior do TRT era o combate ao trabalho escravo, infantil, o estímulo ao trabalho seguro, decente de uma forma geral. “A gente tenta aproximar a Justiça do Trabalho daquelas pessoas que mais precisam. Esse gesto [a corrida] vai levar comida aqueles que muitas vezes não têm o pão nosso de cada dia. Essa é a função social de nós como cidadãos e também pelo nosso trabalho. Essa é a marca maior da nossa justiça”, afirmou o desembargador.
O desembargador-presidente afirmou que a corrida tem a ver com inclusão, a exemplo da participação de crianças cadeirantes que foram empurradas “com muito amor por suas mães”, comentou. “Essas ações levam muito mais do julgar ou sentenciar. Então, esse é o nosso papel”, afirmou.
A diretora financeira do Sesc Alagoas, Natália Bakker, representou o diretor Regional, Carlos Pessoa. Ela parabenizou pela iniciativa da corrida e associar o evento a doações de alimentos que ajudarão dezenas de famílias cadastradas nas instituições atendidas pelo Mesa Brasil. “A nossa gratidão por contribuir com o Mesa Brasil que é um dos carros-chefes do Sesc. O link entre a justiça e a solidariedade é algo que fortalece as entregas da gente para os mais necessitados”, ressaltou Bakker.
A diretora de Administração do Sesc, Karla Cavalcanti, e a assistente social do programa, Joissy Evany Silva, acompanharam a entrega junto com a equipe de apoio que recolheu todos os alimentos.
A Corrida do TRT aconteceu no último dia 9 de novembro e foi mais uma edição de sucesso. Para facilitar a vida dos participantes da corrida que esqueceram o alimento para doação, o TRT disponibilizou uma chave pix. “Arrecadamos cerca de R$ 4 mil pelo pix e revertemos tudo na compra de alimentos para doação. Dessa forma, muita gente optou em fazer uma doação maior. Teve corredor que doou R$ 50”, comentou o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Trabalho da 19ª Região (Asstra 19), Lauriston Chaves. A entidade é uma das parceiras do evento.