03/12/2024 às 10h08
Por Robson Muller
A assistente administrativa do Sesc Alagoas, Mônica Bernardo de Meireles, foi a vencedora do 1º Concurso de Contadores de Histórias de Alagoas, realizado pela Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Centro de Maceió, na última sexta-feira (29). Ao todo, 12 pessoas participaram da competição e três foram premiadas.
Na ocasião, Mônica narrou a história “Gaitinha tocou, bicharada dançou”, livro infantil da escritora catarinense Eloi Elisabeth Bochecho. Sem esconder a emoção, a contadora de histórias disse que está extremamente realizada com a conquista. “Quando conto histórias, eu me realizo profissionalmente e pessoalmente. É incrível! Hoje, o sentimento é de gratidão, realização e reconhecimento. Estou muito feliz”, afirmou.
Formada em pedagogia, Mônica é colaboradora do Sesc há 29 anos. Ao longo da sua trajetória na instituição, ela teve oportunidade de trabalhar como professora, contadora de histórias e, atualmente, é assistente administrativa da biblioteca do Sesc Poço. Foi no Sesc, inclusive, que a pedagoga deu os primeiros passos como narradora de histórias.
“Antes, no Sesc, havia uma feira de livros. Na época, eu era professora e vim contar uma história, porém ainda não tinha as técnicas, sabe? Então, depois da feira, o Sesc promoveu encontros, oficinas, contações de histórias...e eu tive a oportunidade de participar da minha primeira oficina, com a renomada contadora de histórias Bia Bedran. Depois, pude participar de muitas outras, com outros profissionais. Todas promovidas pelo Sesc”, relembrou.
Além de atuar em atividades literárias promovidas pelo Sesc, Mônica teve experiências como contadora de histórias fora da instituição, em contato com diferentes públicos. “Na minha trajetória, eu também contei histórias em escolas públicas e privadas, abrigos de idosos, feiras literárias etc., sempre com muita satisfação, com muita alegria, porque é o que eu gosto de fazer, é o que me dá alegria. Eu gosto de interagir com o público, de ver a criança lendo”, relatou.
No concurso promovido pela Biblioteca Pública Graciliano Ramos, as contadoras de histórias Márcia de Assis e Anne Cerqueira conquistaram, respectivamente, a segunda e a terceira posição, narrando as histórias “Doja, a fada Romani” e “Nossa Família”.