Sesc Alagoas debate a promoção da saúde em seminário

Alterne entre as áreas

Sesc Alagoas debate a promoção da saúde em seminário

Evento reuniu cerca de 150 participantes

28/11/2024 às 19h37

Por Sarah Azevedo

A promoção da saúde e seus desafios contemporâneos foram os principais temas do seminário realizado hoje (28) pelo Sesc Alagoas. O evento, que ocorreu das 8h às 18h no Salão Hermeto Pascoal, do Hotel Ritz Lagoa da Anta, contou com a presença de aproximadamente 150 participantes, entre profissionais da saúde e interessados no tema.

"A humanização da saúde é um dos maiores patrimônios que temos para oferecer aos nossos trabalhadores. Dentro das diretrizes do Sesc, zelamos pelo bem-estar do trabalhador, e a saúde é considerada o nosso maior bem. Cumprindo nosso papel, o Sesc promove este seminário para que a humanização da saúde esteja cada vez mais presente na vida dos nossos trabalhadores e na população em geral", afirmou José Antônio Vieira, representante do presidente do Sistema Fecomércio, Adeildo Sotero.

O seminário iniciou com uma apresentação do coral do Trabalho Social com Grupos (TSG), seguida pela palestra "Humanização em Saúde", ministrada pela doutora em Serviço Social, Margarete Cavalcante. "O foco na humanização da saúde, enquanto direito da população, é essencial para promover sujeitos coletivos comprometidos com o Sistema Único de Saúde e com a saúde em geral", destacou Margarete.

Na sequência, foram realizados dois painéis: "Como a Humanização Permeia os Serviços de Saúde Oferecidos pelo Sesc Alagoas" e "A Atuação do Sistema Comércio no Âmbito da Saúde do Trabalhador", além da palestra "Saúde do Trabalhador: Principais Impactos da Atualidade", com o médico especializado em Medicina do Trabalho, Juraci Roberto de Lima.

À tarde, a programação continuou com a palestra sobre saúde e qualidade de vida, da professora e doutora em Enfermagem Janaína Ferro. Em seguida, foi realizado o painel "De Que Forma o Sesc Atua Enquanto Promotor da Saúde" e a palestra "Saúde Mental e Emocional", com o psicólogo clínico Carlos Gonçalves e a médica e professora de psiquiatria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Tainá Carvalho.

O seminário foi gratuito e aberto ao público. Silvia Tenório, que é vice-presidente de uma organização não governamental, decidiu participar com o objetivo de adquirir mais conhecimento para o enfrentamento dos desafios cotidianos que envolvem seu trabalho. “Esse seminário é de extrema importância, principalmente para a gente que trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Precisamos nos qualificar para prestar um serviço melhor para nossa comunidade”, comentou.

INSTAGRAM YOUTUBE