Projeto do Sesc Alagoas promove aulas de karatê para pessoas idosas

Alterne entre as áreas

Projeto do Sesc Alagoas promove aulas de karatê para pessoas idosas

Iniciativa faz parte do “Sesc Integrar”, que também oferece oficinas de dança, argila e psicomotricidade com foco na valorização e bem-estar da terceira idade

29/08/2025 às 15h08

Por Sarah Azevedo

Com o objetivo de promover saúde e socialização para pessoas idosas, o Sesc Alagoas está oferecendo aulas de karatê como parte do projeto “Sesc Integrar”. A iniciativa, voltada exclusivamente aos participantes do Trabalho Social com Grupos (TSG), inclui também oficinas de argila, psicomotricidade, ginástica com dança, encontros sociais e eventos temáticos. O projeto visa criar espaços de convivência onde os participantes possam compartilhar saberes, desenvolver a cognição, aprimorar a psicomotricidade e se informar sobre seus direitos.

Para muitos idosos, a prática da arte marcial representa não apenas um exercício físico, mas também uma forma de estimular a mente e aumentar a autoestima. “Eu gosto muito dessa arte, sempre apreciei. Então, quando surgiu essa oportunidade, eu peguei com firmeza, né? E a experiência tem sido muito boa. Cada vez eu me interesso mais, fico mais empolgado”, relata o aposentado Osvaldo Conrado, de 76 anos. “O karatê me trouxe mais disciplina, concentração... também trabalha muito a memória, porque a gente tem que prestar atenção no que o professor passa pra assimilar.”

Colega de Osvaldo, Rosa Maria de Almeida, de 68 anos, compartilha da mesma empolgação. “Eu vim pra cá pra mexer o corpo. E no karatê, além de mexer com o corpo, a gente mexe com a mente, memoriza, fica mais esperta. A gente consegue se equilibrar melhor, até caminhar melhor. E eu tenho achado tudo maravilhoso, é prazeroso estar aqui”, afirma.

Segundo o professor Alexandro de Souza Cavalcante, que atua também como fisioterapeuta, os benefícios do karatê são diversos. “Com minha experiência em fisioterapia, já trabalhei muito com idosos, mas incluir o karatê tem mostrado resultados ainda mais positivos”, explica. “Já ouvi relatos de pessoas que não conseguiam sentar e levantar sem dificuldade e hoje fazem isso tranquilamente. A articulação melhora, a dor diminui e a qualidade de vida aumenta.”

Além dos benefícios físicos, a prática do karatê também estimula funções cognitivas, como explica o professor: “Como o karatê é uma arte marcial que foi esportivizada, ele trabalha coordenação, força muscular, agilidade e memória. Os movimentos são como coreografias que precisam ser memorizadas, o que favorece a cognição.”

Para participar do TSG, é necessário se inscrever por meio de um edital, aberto anualmente entre os meses de dezembro e janeiro.

INSTAGRAM YOUTUBE