
26/03/2025 às 15h31
Por Robson Muller
Cerca de 100 colaboradoras da empresa Casa Vieira, unidade Cruz das Almas, foram atendidas pela equipe do Sesc Saúde Empresa, nesta quarta-feira (26). Com o objetivo de contribuir para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, estimulando a adoção de hábitos mais saudáveis na rotina dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, a iniciativa deve passar por 26 empresas, no decorrer deste ano, beneficiando centenas de empregados por meio de orientações individualizadas e serviços de saúde gratuitos.
A iniciativa leva para as empresas contempladas um circuito com vários serviços de saúde simultâneos, como verificação de pressão arterial e glicemia; consulta de enfermagem; testes de flexibilidade e força de preensão palmar; orientações nutricionais a partir da verificação do Índice de Massa Corporal (IMC); orientações de saúde bucal; aplicação tópica de flúor; orientações sobre saúde sexual e reprodutiva; palestras focadas na saúde e bem-estar e massagem relaxante. Além de disponibilizar o serviço de emissão e renovação da Credencial Sesc, que dá acesso a serviços e projetos da instituição nas áreas da Saúde, Educação, Lazer, Cultura e Assistência.
A analista em Saúde do Sesc, Marianna Gazzaneo, explica que a programação do projeto conta com duas ou até três etapas, dependendo do formato escolhido pela empresa beneficiada. “O foco é prevenir doenças que podem ser prevenidas a partir do momento em que o colaborador passa a ter a preocupação de mudar hábitos, ou inserir novas práticas, no dia a dia deles. Para isso, 30 dias após o primeiro atendimento, o projeto retorna à empresa para entregar resultados aos trabalhadores atendidos, indicando aspectos da saúde deles que merecem atenção, como sobrepeso e pressão alta, e orientações de acordo com o estado de saúde de cada um”, disse.
Se a empresa optar pelo formato com três visitas, 90 dias após a entrega dos resultados, a equipe retorna ao local para realizar um novo atendimento com os colaboradores, incluindo todos os serviços realizados na primeira etapa, e mensurar o impacto do projeto na saúde deles, por meio da aplicação de um questionário. Além disso, o Sesc encaminha às empresas contempladas um diagnóstico sobre aspectos da saúde dos colaboradores atendidos. Assim, será possível pensar e executar ações que visem contribuir para a promoção da saúde dos trabalhadores, no ambiente de trabalho.
Para a analista em Recursos Humanos da Casa Vieira, Jéssica Peralva, ao facilitar o acesso a diversos atendimentos na área da saúde, a iniciativa do Sesc incentiva o colaborador a ter uma atenção maior com a saúde. “Espero que o projeto perdure, porque cuidar da saúde é muito importante e, por meio dessa iniciativa, os colaboradores podem fazer isso sem precisar sair da empresa e sem ter custos, sendo atendidos por excelentes profissionais, numa ótima estrutura. Sem dúvida, agrega muito na saúde dos trabalhadores da casa”, comentou.