
18/02/2025 às 10h24
Por Robson Muller
O Serviço Social do Comércio (Sesc) atua sempre no sentido de promover o bem-estar social, inclusive quando a finalidade é atender uma das necessidades mais básicas do ser humano: o acesso ao alimento, com qualidade e em quantidade suficiente. Para isso, há mais de 20 anos em Alagoas, a instituição conta com o Sesc Mesa Brasil, que, somente nos primeiros 45 dias do ano, recebeu mais de 51 mil quilos de alimentos doados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma das estratégias da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para promoção da segurança alimentar e nutricional.
A Conab é apenas um dos parceiros do Sesc Mesa Brasil, que conta com a contribuição de uma rede composta por centenas de empresas doadoras, em Alagoas. A colaboração dos parceiros é essencial para que o programa mantenha, ou até mesmo amplie, o repasse de doações de alimentos a instituições sociais alagoanas, contribuindo com a alimentação de milhares de pessoas, na capital e no interior do estado. Por isso, o Sesc está sempre aberto a receber a contribuição de novos doadores, seja pessoa física ou jurídica.
As doações encaminhadas ao Sesc Mesa Brasil neste ano, via PAA/Conab, possibilitaram o repasse de, aproximadamente, 10 mil quilos de alimentos a 46 instituições sociais de Maceió e Região Metropolitana, beneficiando mais de 25 mil pessoas. No Agreste e Sertão, foram mais de 41 mil quilos destinados a 17 entidades sociais, o que corresponde a mais de 19 mil pessoas beneficiadas. Por meio da parceria, o programa do Sesc contribui não somente com a alimentação, mas também com a saúde do público atendido, já que os produtos doados, que são oriundos da agricultora familiar, possuem alto valor nutricional.
Geralmente, os itens doados pelo PAA/Conab são frutas, hortaliças e tubérculos, como macaxeira, batata doce, banana da terra, laranja lima, alface e coentro, além de ovos de galinha, com uma frequência menor. Os produtos são comprados dos pequenos produtores, pelo programa da Conab, e doados simultaneamente às unidades recebedoras, a exemplo do Sesc Mesa Brasil, ou encaminhados diretamente aos consumidores beneficiários, sempre com o objetivo de atender a demanda de suplementação alimentar de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Dessa forma, além de possibilitar o acesso à alimentação adequada e saudável a pessoas que necessitam de auxílio nutricional, o PAA/Conab incentiva a agricultura familiar, fomentando a produção sustentável e a geração de renda e valorizando a produção dos pequenos produtores.
Doações ao Sesc Mesa Brasil levam em conta a estrutura e a credibilidade do programa
De acordo com o gerente de Operações e Suporte Estratégico da Conab, Bruno Barros, as unidades recebedoras do PAA são escolhidas pelas cooperativas e associações de agricultores vinculadas ao programa, com base em critérios pré-estabelecidos. “O Sesc tem um histórico muito positivo com a Conab, por ser uma instituição muito organizada nas operações, o que resulta numa credibilidade muito grande. Então, as organizações de pequenos agricultores acreditam no potencial do programa, na sua capacidade de operação e no trabalho correto que vem desempenhando”, disse.
“Inclusive, a gente até orienta algumas organizações que estão começando no PAA, ou que porventura tenham dúvidas relacionadas à escolha da unidade recebedora, a levarem as doações para o Mesa Brasil, que tem uma estrutura ampla, uma organização muito boa e nos garante segurança durante a operação, tanto no recebimento e na distribuição dos alimentos quanto segurança jurídica, porque nunca tivemos situações que apontassem potenciais irregularidade envolvendo o programa”, complementou Barros.
Para a nutricionista do Sesc Mesa Brasil, Vanessa Lopes, as doações enviadas pelo PAA/Conab são fundamentais para que o programa siga atendendo as centenas de instituições sociais cadastradas. “A Conab é parceira do Sesc desde 2007 e, no decorrer dos anos, vem incentivando a agricultura familiar e, consequentemente, contribuindo com doações de produtos diversos para o programa. Celebramos essa parceria porque entendemos a importância dela para a missão do programa, que é combater a fome e, mais do que isso, nutrir aqueles que mais precisam, por meio da solidariedade”, destacou.
Saiba o que é necessário para ser um doador e quais as vantagens
Os interessados em contribuir com o trabalho desenvolvido pelo Sesc Mesa Brasil devem entrar em contato por meio dos números (82) 3201-2547 (Maceió) e (82) 3482-2411 (Arapiraca) ou do e-mail mesabrasil@sescalagoas.com.br. Os bancos de alimentos do programa funcionam, atualmente, na Rua Costa Leite, nº 42, Centro de Maceió, ou no Sesc Arapiraca, localizado na Rua Manoel Cazuza, s/nº, bairro Santa Edwiges.
Ao contribuir com o Sesc Mesa Brasil por meio de doações, em contrapartida, os parceiros doadores podem ter isenção do ICMS; capacitações destinadas a colaboradores da empresa doadora; redução da despesa com descarte de alimentos e produtos excedentes ou sem valor comercial, mas seguros para consumo; redução de custos com logística para destinação de produtos sem valor comercial; além de contribuir com a redução da fome e do desperdício de alimentos e fortalecer a imagem do negócio, por meio da divulgação da parceria com o programa do Sesc.