
25/04/2025 às 10h46
Por Robson Muller
Um encontro de música, poesia e cultura vilelense. Assim foi o IV Sarau Cultural realizado pelo Sesc Ler Teotônio Vilela, na noite da última quarta-feira (23). O evento busca viabilizar o acesso a diversas manifestações artísticas e, consequentemente, estimular a produção de trabalhos artísticos autorais entre os alunos da unidade. Para isso, convida artistas e grupos culturais do município e promove um intercâmbio entre os convidados e os estudantes.
A programação da quarta edição do Sarau Cultural contou com apresentações de escritores e suas obras, performances de músicas autorais, recital de poesias realizado por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc Ler Teotônio Vilela, roda de capoeira com o grupo Molas e estandes para exibição e venda de produtos das comunidades quilombolas Birros e Abobreira.
A coordenadora pedagógica da unidade, Mônica Trindade, destaca que o evento é uma oportunidade de desenvolver os alunos, mas também de valorizar artistas e grupos culturais da cidade. “O nosso sarau abre as portas para ser palco de diferentes formas de arte, como música, repente, cordel e dança, dando visibilidade aos artistas da terra e mantendo vivas as manifestações artísticas e culturais da região”, disse.
“Ao mesmo tempo, o evento oferece aos alunos a oportunidade de criar diversos trabalhos que envolvem a arte e a cultura, contribuindo na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades como expressão corporal, comunicação oral e escrita, autoconfiança, colaboração etc., que são essenciais para a formação integral dos estudantes, e estreitando a relação deles com a própria história e a cultura do lugar onde vivem”, concluiu Mônica.