
17/10/2025 às 17h58
Por Sarah Azevedo
O projeto Ver com Saúde, do Sesc Alagoas, realizou uma ação inédita no Sesc Poço, oferecendo consultas oftalmológicas gratuitas para colaboradores das empresas parceiras participantes do Sesc Saúde Empresa, iniciativa voltada a facilitar e incentivar os cuidados com a saúde dos trabalhadores do comércio.
O Ver com Saúde, que integra o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), foi criado inicialmente para promover a saúde visual dos alunos do Sesc Ler e do Sesc de Jaraguá. No projeto, os participantes passam por testes de acuidade visual, consultas oftalmológicas e, quando necessário, recebem óculos de grau gratuitamente. Para esta edição, está prevista a realização de mais de 600 atendimentos, ampliando significativamente o acesso à saúde visual para os trabalhadores do comércio.
O Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) garante a aplicação de um terço dos recursos da instituição em educação básica e continuada, além de ações educativas relacionadas às áreas da saúde, do lazer e da cultura. Metade desse recurso é destinada à oferta de atividades gratuitas para pessoas com renda bruta familiar de até dois salários mínimos per capita, com prioridade para trabalhadores do comércio, seus dependentes e estudantes de escolas públicas.
Desta vez, pela primeira vez, o Ver com Saúde uniu-se ao Sesc Saúde Empresa para ampliar o atendimento aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo em Alagoas. Foram atendidos colaboradores de empresas parceiras do Sesc, selecionados conforme critérios como idade mínima de 40 anos, ausência de consulta oftalmológica no último ano e relatos de dificuldades visuais.
“Nós contratamos o SESI para disponibilizar uma médica especializada que realiza um atendimento completo, avaliando a saúde ocular além da simples refração. Além disso, contratamos uma empresa para fornecer as armações dos óculos, permitindo que cada pessoa escolha o modelo que melhor se adapta ao seu rosto e gosto. A entrega dos óculos está prevista para cerca de 30 dias úteis, e esse serviço está sendo realizado em Maceió e Arapiraca”, explicou Janaina Valença, gerente de saúde do Sesc Alagoas.
A supervisora de loja Thaís Azevedo, uma das beneficiadas pela ação, ressaltou a importância da iniciativa: “Ações como essa nos motivam como profissionais, pois nos sentimos valorizados. Tenho uma rotina corrida e três filhos, então iniciativas que facilitam o cuidado com a saúde são muito importantes para mim. Esta é a primeira vez que faço uma consulta oftalmológica. Recentemente, comecei a sentir minha vista cansada e estava para marcar um exame quando surgiu essa oportunidade. Claro que decidi aproveitar.”
Com essa iniciativa, o Sesc Alagoas reafirma seu compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio, proporcionando acesso facilitado a cuidados essenciais à saúde visual. A ideia é que ações como essa continuem acontecendo e alcançando cada vez mais profissionais por todo o estado.