
01/04/2025 às 19h17
Por Sarah Azevedo
Começou hoje (1º) a 13ª edição do Ateliê Sesc de Cinema 2025, um projeto que oferece cursos teóricos e práticos em audiovisual por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc Alagoas. Como em outras edições, a notícia sobre o início de mais uma turma foi muito bem recebida pelo público, e as 15 vagas disponíveis para o curso foram preenchidas já no primeiro dia de inscrição.
“É muito gratificante fazer parte de um projeto com um legado tão significativo para o cinema alagoano. O Sesc tem acreditado na importância dessa iniciativa e o grande interesse demonstrado pelas pessoas reafirma o quanto elas querem estudar, se envolver e contribuir para o desenvolvimento do setor audiovisual local”, afirmou Ronald Silva, analista de Cultura do Sesc.
As atividades do Ateliê irão até outubro, com duas aulas por semana, realizadas na Escola Técnica de Artes (ETA) da UFAL, parceira no projeto. O primeiro módulo, intitulado “Iniciação Cinematográfica”, será ministrado por Marina Bonifácio, cineasta que, além de ser ex-aluna do Ateliê Sesc, coordena o Ateliê Xica Manicongo, projeto social dedicado ao ensino de audiovisual para pessoas trans e travestis.
“É muito gratificante estar hoje aqui como instrutora. Eu fiz parte da turma de 2019 como aluna e foi o Ateliê Sesc que me possibilitou enxergar o cinema como trabalho. Hoje sou uma trabalhadora do audiovisual com muito orgulho. Acho que o Ateliê é uma janela fundamental para o audiovisual em Alagoas, e ver uma nova turma se formando para criar e realizar aqui é muito inspirador”, disse Marina.
Ao longo do curso, além do módulo "Iniciação Cinematográfica", os alunos terão aulas nos módulos “Roteiro”, “Direção Audiovisual”, “Assistente de Direção”, “Direção de Fotografia”, “Direção de Arte”, “Produção Audiovisual”, “Preparação de Elenco”, “Som Direto”, “Gaffer”, “Gravação de Obra/Experimento Audiovisual de Ficção com Monitoria” e “Montagem e Distribuição”.
No encerramento, haverá uma sessão de cinema gratuita e aberta ao público para o lançamento de uma obra criada pelos alunos em parceria com a Sambacaitá Produções, que contribuirá com os equipamentos, monitoria e distribuição do filme.