Curso de artes visuais leva o universo do Mané do Rosário para o interior de Alagoas

Alterne entre as áreas

Curso de artes visuais leva o universo do Mané do Rosário para o interior de Alagoas

Iniciativa do Sesc democratiza o acesso às artes visuais e contribui para a difusão da cultura popular alagoana

15/10/2025 às 17h55

Por Robson Muller

As cores vivas, os personagens encantados e a força da cultura popular do folguedo Mané do Rosário serão transportados para as telas e tecidos das salas de aula do Sesc Ler Teotônio Vilela e Palmeira dos Índios. Nesta quinta (16) e sexta (17), e também nos dias 20 e 21 de outubro, as unidades do Sesc recebem o curso Pintando o Mané, conduzido pelo artista visual Persivaldo Figueirôa. A ação é voltada para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do projeto Criar Sesc, que atende crianças do Ensino Fundamental I.

Com linguagem acessível e prática, o curso é uma introdução ao universo das artes visuais, utilizando como ponto de partida a exposição Mané, que está em exibição nas duas unidades. A mostra convida a um “mergulho” no folguedo Mané do Rosário, originário do Povoado Poxim, em Coruripe, destacando suas personagens, cores e tradições. A proposta é que os alunos expressem, por meio da pintura em tecido, suas próprias interpretações sobre essa manifestação cultural.

"Levar arte para as unidades do interior é uma das formas mais potentes de descentralizar o acesso à cultura", afirma a analista em Artes Visuais do Sesc, Fabiana Xavier. "Esse ano conseguimos montar a exposição Mané com antecedência, o que permitiu um maior envolvimento dos alunos. Agora, o curso chega para transformar esse contato em produção artística. Em Teotônio e Palmeira, temos 380 alunos, e todos terão essa vivência. Nosso foco é garantir acesso às artes visuais e valorizar a cultura popular de Alagoas”, acrescenta Fabiana.

Ao longo do curso, Figueirôa trabalhará elementos presentes na exposição artística, por meio de atividades práticas em desenho e pintura. Segundo o artista, além de um exercício criativo, o curso é um canal de diálogo entre os alunos e as suas raízes culturais. “A arte é o melhor caminho para jovens e adultos exercitarem a criatividade, mas também para difundir a nossa identidade cultural. A cultura precisa ser ensinada e vivida, especialmente por esses grupos em formação”, argumenta o artista.

O curso de artes visuais integra uma série de ações que o Sesc Alagoas vem desenvolvendo, em diferentes regiões do estado, para fortalecer o vínculo entre arte e educação. Em 2025, as exposições e mediações já alcançaram unidades do Sesc em Maceió, Arapiraca, Teotônio Vilela e Palmeira dos Índios.

Sobre o artista

Natural de Vertentes, Pernambuco, e residente em Maceió desde 1983, Persivaldo Figueirôa é um artista visual que se destaca pela versatilidade. Trabalha com murais, esculturas, objetos, telas e figurinos, explorando materiais como ferro, argila, papel machê e papietagem. Sua pintura figurativa é marcada por personagens humanos, animais e seres imaginários, sempre inspirados no cotidiano e na cultura nordestina. Com exposições individuais e coletivas em diversos espaços, Figueirôa constrói uma arte que valoriza a memória e as tradições populares. 

INSTAGRAM YOUTUBE