
25/04/2025 às 18h25
Por Sarah Azevedo
Trabalhar com crianças exige atenção constante e preparo adequado. Por estarem mais vulneráveis a acidentes, é essencial que os profissionais que lidam com esse público estejam preparados para agir em situações de emergência. Pensando nisso, nesta sexta-feira (25), a equipe do Sesc Ler Arapiraca participou de um curso de primeiros socorros oferecido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A capacitação tem como foco garantir a segurança e o bem-estar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, especialmente, do Criar Sesc. Durante o treinamento, os profissionais foram orientados sobre como agir diante de diferentes tipos de emergência, ampliando a capacidade de resposta rápida e eficaz.
A iniciativa também visa cumprir o que determina a Lei nº 13.722/2018, mais conhecida como Lei Lucas, que torna obrigatória essa formação para professores e funcionários de instituições de ensino públicas e privadas. Além de exigir que essas unidades estejam equipadas com kits de primeiros socorros, conforme as orientações das entidades especializadas em atendimento de urgência.
Para a secretária escolar Danielle Gomes, o curso foi uma oportunidade valiosa de aprendizado. “Entender a importância dos primeiros socorros e saber que cada atitude pode salvar uma vida me fez refletir sobre o quanto é essencial estarmos preparados. Agradeço ao Sesc por esta oportunidade”, afirmou.
O técnico de enfermagem Paulo Marcelo Cunha, do Núcleo de Educação Permanente (NEP) de São Miguel dos Campos, foi o responsável pela condução da aula. “Capacitar salva vidas. Esse treinamento foi essencial para preparar os professores a lidarem com situações de urgência e emergência, trazendo mais segurança no cuidado com as crianças”, disse.
Projeto Samuzinho será realizado no Sesc Arapiraca
No dia 29 de abril, o Sesc Arapiraca receberá novamente a equipe do SAMU, desta vez para a realização do Projeto Samuzinho, também conhecido como SAMU Mirim. O projeto busca instruir crianças, de forma lúdica, sobre como agir diante de emergências enquanto se aguarda o atendimento especializado, além de conscientizar a respeito dos problemas causados pelos trotes ao serviço de urgência.
As atividades incluem dinâmicas, dramatizações e jogos educativos, voltados à sensibilização e ao aprendizado prático. Ao todo, 125 alunos do Criar Sesc participarão da ação.
Sobre o Sesc Ler
O Sesc Ler é um projeto que atua por meio de duas iniciativas: a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Criar Sesc. A EJA garante acesso gratuito à educação básica para pessoas a partir de 15 anos que não concluíram os estudos no tempo regular. Já o Criar Sesc proporciona experiências de educação ampliada para crianças do Ensino Fundamental I, explorando o brincar como linguagem essencial na construção do conhecimento.