Sesc Alagoas completa 75 anos

Alterne entre as áreas

Sesc Alagoas completa 75 anos

Conheça a trajetória da instituição no estado

09/03/2023 às 17h16

Em 10 de março de 1948, o Serviço Social do Comércio (Sesc) iniciava suas atividades em Alagoas. Ainda em um imóvel alugado, sob a presidência regional de Vicente Gerbase e a direção regional de Carlos Ramires Bastos, o Sesc começou a oferecer seus serviços à comunidade dos trabalhadores do comércio no estado.

Apenas dois anos depois de sua instalação, houve a inauguração de Ambulatórios de Saúde, e quatro anos depois, em 1952, a criação do Serviço de Assistência ao Parto e à Maternidade. Além desses, entre os primeiros serviços ofertados pela instituição estavam: assistência à primeira infância, combate à tuberculose, assistência laboratorial, odontológica, farmacêutica, alimentar e jurídica, e desenvolvimento de atividades recreativas.

Menos de uma década depois, sob a administração regional de Roberto Sarmento de Castro, a instituição adquiriu seu primeiro prédio, localizado no bairro do Poço, na Rua Pedro Paulino, n°40, lugar em que atualmente funciona a Unidade Sesc Poço, sede da Administração Regional do Sesc Alagoas.

Foi nesse local, em 1957, que começou a operar o primeiro Centro de Atividades do Sesc, denominado Brasílio Machado Neto (em homenagem ao empresário paulistano que era presidente da Confederação Nacional do Comércio - CNC), que à época servia tanto ao Sesc quanto ao Senac. Marcando um novo momento, foram incluídos outros serviços na programação ofertada pela entidade, como cinema educativo, biblioteca, cursos de arte culinária, de corte e costura, de enfermagem do lar e de recreação infantil.

Investimento em lazer

Ao longo dos anos, e sempre objetivando a promoção do bem-estar social e da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio, de seus familiares e da comunidade em geral, o Sesc foi ampliando o seu alcance e seus campos de atividade. Nesse sentido, um grande marco foi a inauguração do Balneário Sesc Guaxuma, que aconteceu em 1982 e proporcionou aos alagoanos um novo e importante local de lazer.

Em 1997, em um espaço anexo ao balneário, foi inaugurada a Pousada Guaxuma, com 36 chalés para estadia. No aniversário de 60 anos do Sesc Alagoas, em 2008, essa mesma pousada foi ampliada e passou a contar também com 36 apartamentos.

Foco em educação

Quase em paralelo ao surgimento do balneário, em 1977, começaram a despontar novas ações voltadas para a educação, uma das áreas de atuação do Sesc. Nesse momento, eram oferecidos cursos direcionados à realização de exame supletivo e de vestibular.

Avançando para 2003, também na área da educação, houve a abertura da Escola Sesc Jaraguá, que, atualmente, no mesmo ano em que o Sesc Alagoas completa 75 anos, completa seus 20 anos de existência. Vale lembrar, no entanto, que, anteriormente, a modalidade de Educação Infantil já era oferecida no Centro de Recreação Basílio Machado Neto (Casa da Criança), que funcionava na Unidade Sesc Poço, desde 1961.

Além dessas conquistas, é imprescindível citar a implantação dos Centros Educacionais Sesc Ler, inicialmente nas cidades de Arapiraca (2004) e Palmeira do Índios (2005) e, posteriormente, em Teotônio Vilela.

Valorização da cultura

Já atuante no campo da cultura, em 1988, o Sesc Alagoas deu mais um passo para ampliar significativamente sua contribuição nesse cenário: adquiriu um casarão tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, no Centro de Maceió, com a finalidade de abrigar a Coordenação de Cultura, o Teatro Jofre Soares, uma galeria de arte, entre outros espaços. Ainda hoje esse lugar é considerado de grande importância para o estado, operando ativamente para a promoção da cultura em Alagoas.

Pioneirismo

Em 1987, o Sesc criou o Grupo da Terceira Idade e inovou mais uma vez ao proporcionar, já nessa época, um olhar mais atento para essa fase da vida. Hoje, referência no trabalho social com pessoas idosas, o Sesc Alagoas continua a desenvolver diversas ações com esse grupo: reuniões de convivência, apresentações folclóricas, palestras focadas na qualidade de vida, atividades artísticas, entre outras.

Conquistas recentes

Com seis décadas de existência, a instituição continuou trabalhando para seguir crescendo e oferecendo serviços de qualidade aos alagoanos, e foi com esse foco que, em 2009, inaugurou seu segundo Centro de Atividades no estado, a Unidade Sesc Arapiraca. Por meio desse acontecimento, o Sesc Alagoas pôde descentralizar suas atividades, ampliando sua atuação no interior e alcançando novos públicos.

Ainda mais recente na história da entidade, outro marco que merece destaque é a inauguração da sede própria do Mesa Brasil Sesc em Maceió, que aconteceu em 2021. A inauguração desse lugar representou uma grande evolução para o programa de assistência, tão fundamental para a redução da fome e do desperdício de alimentos.

Após todos esses anos, o Sesc Alagoas segue construindo a sua história, escrevendo novos capítulos e firmando o seu papel de comprometimento com o bem-estar social dos alagoanos.

INSTAGRAM YOUTUBE