Estação Sorriso aborda os cuidados com a saúde bucal em atividade no Sesc Jaraguá

Alterne entre as áreas

Estação Sorriso aborda os cuidados com a saúde bucal em atividade no Sesc Jaraguá

Projeto faz parte do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc

04/04/2023 às 13h41

Hoje (4), o Projeto Estação Sorriso foi à Escola Sesc Jaraguá para ensinar aos alunos da unidade sobre os cuidados com a saúde bucal. Durante o dia, estudantes de todas as turmas assistiram a uma apresentação teatral sobre o tema e receberam algumas orientações da equipe de saúde do Sesc.

Lorena Lima é aluna do 1º ano e disse que aos poucos está perdendo o medo de ir ao dentista. “Eu já fui ao dentista esse ano e já aprendi a cuidar dos dentes, porque minha mãe me ensina e aqui também. Aprendi a escovar bem os dentes e a não comer muito doce.”

De acordo com a analista em Saúde do Sesc Alagoas, Marianna Gazzaneo, o Projeto Estação Sorriso (PCG) desenvolve ações educativas a fim de sensibilizar as crianças sobre a importância da prevenção nos cuidados com os dentes, desmistificando o medo do dentista e trabalhando assuntos relacionados à saúde da boca, como o tema da alimentação saudável.

Para que essas ações sejam eficazes, a equipe do projeto faz uso de alguns recursos. “Apresentamos vídeos, teatro de fantoches, fazemos dinâmicas dentro da sala de aula, joguinhos... Até porque precisamos alcançar essas crianças de uma forma mais dinâmica.”, disse Marianna.

Além de ter acesso às ações do projeto, os estudantes da Escola Sesc Jaraguá têm direito à aplicação de flúor, feita quinzenalmente na escola, e acompanhamento odontológico gratuito, oferecido na clínica odontológica localizada na Unidade Sesc Poço.

PCG

Para ampliar o acesso do público as suas atividades, o Sesc Alagoas conta com Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que garante a aplicação de um terço dos recursos da instituição em educação básica e continuada e em ações educativas relacionadas às áreas da saúde, do lazer e da cultura, sendo metade desse recurso destinada à oferta de atividades gratuitas a pessoas com renda bruta familiar de até três salários-mínimos, sendo priorizados trabalhadores do comércio, seus dependentes e estudantes de escolas públicas.

INSTAGRAM YOUTUBE