Fortes Raízes é ampliado para atender mulheres de Arapiraca

Alterne entre as áreas

Fortes Raízes é ampliado para atender mulheres de Arapiraca

Iniciativa do Sesc vai beneficiar 100 mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica

30/04/2025 às 09h58

Por Robson Muller

O Fortes Raízes, iniciativa do Sesc que apoia mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica, por meio de ações educativas gratuitas na área da saúde, chega a sua quinta edição com ainda mais força. Pela primeira vez, o projeto ultrapassa os limites territoriais de Maceió para atender, também, mulheres que residem em Arapiraca.

Ao todo, 100 mulheres serão beneficiadas pelas atividades que o Fortes Raízes vai realizar, no decorrer deste ano. Desse montante, 70 são de Maceió e 30 de Arapiraca. A programação do projeto prevê a realização de oficinas semanais sobre prevenção à violência contra mulheres, saúde sexual, direitos reprodutivos, saúde mental, entre outros temas, além do “Dia do Eu”, um dia inteiro de lazer, no Sesc Guaxuma, dedicado às participantes.

A enfermeira do Sesc, Anna Paulla Leite, explica que a expansão do projeto leva em consideração o número de casos de violência doméstica registrados em Arapiraca. “No Mapa da Violência contra a Mulher em Alagoas – 2022, Arapiraca aparece como o segundo município com maior incidência de violência doméstica. Um crescente número de casos tem sido observado, isso significa que mais mulheres estão realizando denúncias”, disse.

Em Arapiraca, as atividades vão acontecer no Centro de Referência em Assistência Social Manoel Correia de Melo, localizado no bairro Primavera. “Ao realizar as oficinas, o Fortes Raízes busca sensibilizar e capacitar mulheres que estão inseridas em um contexto socioeconômico vulnerável, contribuindo para o seu empoderamento e fortalecimento, por meio do conhecimento compartilhado”, destacou Anna Paulla.

Já em Maceió, as oficinas vão acontecer em dois espaços: o Instituto Amigos da Sopa, localizado no Antares, e o Instituto Mandaver, que fica no Vergel do Lago. “Diante do crescimento dos índices de violência contra mulheres, não podemos ignorar a importância de orientá-las sobre os meios de denúncia, sobre a necessidade do cuidado. O objetivo é ampliar o número de mulheres orientadas a identificar situações de violência, que são um problema de saúde pública, na atualidade”, ressaltou a assistente social do Sesc, Mabel de Araújo.

Abertura do projeto

A abertura do Fortes Raízes vai acontecer nos dias 5 e 8 de maio, respectivamente, em Arapiraca e Maceió. Os eventos contarão com a participação da professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Marli de Araújo, que irá ministrar a palestra “Por que falar sobre mulheres em Alagoas?”.

No primeiro dia, o evento será realizado no Teatro Hermeto Pascoal (Sesc Arapiraca). Já no segundo dia, as atividades vão acontecer no auditório do Senac Poço. A programação contará, ainda, com depoimento de uma ex-participante do projeto e com a entrega de kits de dignidade menstrual.

 

INSTAGRAM YOUTUBE