02/09/2024 às 17h08
Por Robson Muller
“Se precisar, peça ajuda!” é o tema da campanha Setembro Amarelo deste ano. Com esse foco, o Sesc Alagoas convidou a psicóloga Carla Dória para ministrar uma palestra sobre saúde mental para o público do Trabalho Social com Grupos (TSG), em Maceió. O evento foi realizado na tarde desta segunda-feira (2), no Sesc Poço, reunindo aproximadamente 350 pessoas idosas inscritas no TSG.
No início da palestra, a psicóloga Carla Dória enfatizou que pedir ajuda é um sinal de força, não de fraqueza. Segundo ela, a informação é o primeiro passo para um olhar mais cuidadoso em relação à saúde psicológica. “O intuito da palestra é contribuir para que os idosos do TSG entendam que, por meio de cuidados com a saúde mental, eles podem ter um envelhecimento com mais saúde”, destacou.
A assistente social do Sesc Alagoas, Sandra Athayde, explicou que, além de proporcionar um momento de reflexão a respeito dos cuidados com a saúde mental, a finalidade foi incentivá-los a buscar apoio. “No encontro de hoje, nós proporcionamos aos idosos um momento de conscientização sobre a depressão e os riscos da doença para a saúde, mas também um incentivo para que eles busquem ajuda, quando necessário, e tenham uma melhor qualidade de vida”, disse.
Yutaca Maeda, 68 anos, é um dos integrantes do TSG, em Maceió. Para ele, a informação é uma boa aliada na luta contra as doenças emocionais. “É um assunto contemporâneo, mas também um tabu. É uma doença que não aparece, é como se fosse uma doença da alma, e a gente não sabe como cuidar, na verdade. Então, quanto mais a gente souber, quanto mais informações a gente tiver, mais facilmente a gente vai poder identificar o problema e atuar da melhor forma possível”, comentou.
Números alarmantes
De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo por ano, sem contar os episódios subnotificados. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Ainda segundo dados da OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama, guerras e homicídios. Além disso, entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.