Sesc Mesa Brasil arrecadou 638 mil quilos de alimentos em 2024

Alterne entre as áreas

Sesc Mesa Brasil arrecadou 638 mil quilos de alimentos em 2024

Alimentos foram encaminhados para 247 instituições sociais alagoanas

20/01/2025 às 17h15

Por Robson Muller

O Sesc Mesa Brasil, maior rede privada de banco de alimentos da América Latina, atua em Alagoas há mais de 20 anos. Para se ter uma ideia da relevância social do trabalho desenvolvido pelo programa em Alagoas, somente em 2024, foram 638 mil quilos de alimentos arrecadados, entre perecíveis e não perecíveis. Para alcançar esse resultado expressivo, o Sesc Mesa Brasil conta com uma rede composta por centenas de parceiros doadores.

Os alimentos são levados pelo doador até um dos bancos de alimentos ou retirados pela equipe do programa no local onde estão as doações, a exemplo de supermercados, padarias, feiras, hortifrutis etc. Depois de receber ou coletar os alimentos, o Sesc Mesa Brasil providencia a separação, a higienização e o armazenamento adequados dos produtos doados para, em seguida, encaminhá-los a instituições sociais cadastradas.

Em 2024, os alimentos arrecadados pelo programa foram encaminhados a 247 entidades sociais alagoanas que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Uma delas foi a Paróquia Vetero Católica de São Sebastião, localizada no Conjunto Santa Helena, Cidade Universitária. Por meio do Centro Social e Educacional São Sebastião, a instituição oferece formação escolar e alimentação para cerca de 40 crianças.

De acordo com Dom Luciano Inácio, bispo diocesano da Igreja Vetero Católica em Alagoas, por meio das doações encaminhadas pelo programa do Sesc, a instituição conseguiu ampliar o número de crianças assistidas. “Os alimentos recebidos ajudam muito na preparação do lanche e do almoço que nós servimos as nossas crianças, e as refeições diárias são essenciais para o desenvolvimento educacional delas. Então, o Mesa Brasil tem contribuído muito para que esse trabalho se desenvolva, para que possamos manter as nossas obras educacionais e sociais”, afirmou.

“Com a contribuição do Sesc nós conseguimos ampliar o nosso trabalho. Começamos com 15 crianças, passamos para 25 e, hoje, temos 40, sendo 20 em cada sala de aula, atendidas de segunda a sexta-feira. Além disso, temos aproximadamente 200 famílias assistidas pela instituição. Quando as doações chegam em grande quantidade e podem ser compartilhadas, contribuímos na alimentação dessas famílias”, complementou Dom Luciano Inácio. 

Além combater a fome, o Sesc Mesa Brasil também atua no sentido de evitar o desperdício de alimentos. Para isso, promove ações educativas com o intuito de orientar as instituições atendidas a respeito do aproveitamento integral de alimentos, incentivando o uso de receitas com ingredientes que muitas vezes são descartados, mas possuem valor nutricional, como cascas e talos, por exemplo.

Saiba o que é necessário para ser um doador e quais as vantagens

Os interessados em contribuir com o trabalho desenvolvido pelo Sesc Mesa Brasil devem entrar em contato por meio dos números (82) 3201-2547 (Maceió) e (82) 3482-2411 (Arapiraca) ou do e-mail mesabrasil@sescalagoas.com.br. Os bancos de alimentos do programa funcionam, atualmente, na Rua Costa Leite, nº 42, Centro de Maceió, ou no Sesc Arapiraca, localizado na Rua Manoel Cazuza, s/nº, bairro Santa Edwiges.

Ao contribuir com o Sesc Mesa Brasil por meio de doações, em contrapartida, os parceiros doadores podem ter isenção do ICMS; capacitações destinadas a colaboradores da empresa doadora; redução da despesa com descarte de alimentos e produtos excedentes ou sem valor comercial, mas seguros para consumo; redução de custos com logística para destinação de produtos sem valor comercial; além de contribuir com a redução da fome e do desperdício de alimentos e fortalecer a imagem do negócio, por meio da divulgação da parceria com o programa do Sesc.

INSTAGRAM YOUTUBE