30/08/2024 às 18h23
Por Sarah Azevedo
Hoje (30), a Escola Sesc Jaraguá realizou a premiação do concurso culinário “Master Sesc de Sustentabilidade”. A competição foi organizada para incentivar os alunos na prática da alimentação saudável e do aproveitamento integral de alimentos. Para participar do concurso, os estudantes, junto com seus responsáveis, tiveram que preparar uma receita e criar um vídeo ensinando como fazê-la.
“A participação em oficinas culinárias é comprovadamente eficaz para ajudar as crianças a aceitarem novos alimentos. Incluir os alunos na preparação das receitas contribui pra esse objetivo”, afirmou Priscilla Castro, nutricionista da escola e idealizadora do concurso.
A competição foi dividida em três categorias, “Receita Sustentável”, “Receita Saudável Inovadora” e “Produção de Conteúdo”. Na categoria “Receita Sustentável”, os vencedores foram Lucas Phillip, com uma receita de beijinho feito com sobra de arroz, e as alunas Tawanne Bruna e Elisa Lima, com um petisco de casca de batata inglesa. Na categoria “Receita Saudável Inovadora”, a vencedora foi a aluna do ensino fundamental Anna Júlia Ferreira, com um brownie de banana. O prêmio de “Produção de Conteúdo”, foi para Dylan Maia.
Os vencedores tiveram suas receitas preparadas pela cozinheira do Sesc Alagoas, Sebastiana Araújo, e servidas aos colegas. Além disso, receberam placas de premiação, e bolsas e squeezes como brinde.
A empresária Quitéria Lucy, mãe de Lucas, comentou sobre o impacto positivo que o contato do filho com alimentos saudáveis na escola teve na alimentação da família. “A escola já promove a alimentação saudável, e em casa fomos adaptando esse hábito. Quando surgiu o concurso, o Lucas se envolveu e amou. Participou, ajudou com a receita, comeu e adorou o resultado”, disse Quitéria.
Os hábitos saudáveis promovidos na escola não apenas influenciaram a família de Lucas, mas também a vencedora da categoria “Receita Saudável inovadora”, Anna Júlia, que usou banana em sua receita. Ela revelou que só aprendeu a gostar desse alimento por causa dos projetos escolares sobre alimentação. “Foi muito legal participar do concurso. Eu amei. Aqui a gente aprende muito sobre comida saudável”, falou.