Sesc Mesa Brasil realiza seminário sobre o direito à alimentação

Alterne entre as áreas

Sesc Mesa Brasil realiza seminário sobre o direito à alimentação

Cerca de 100 pessoas participaram do evento

30/10/2024 às 14h07

Por Sarah Azevedo

Na manhã de hoje (30), foi realizado, no auditório do Senac Poço, em Maceió, o Seminário Sesc Mesa Brasil 2024, com o tema “Alimentação como direito”. O evento reuniu aproximadamente 100 participantes e contou com palestras da promotora de Justiça de Direitos Humanos e Cidadania de Maceió, Alexandra Beurlen, e da professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (FANUT/UFAL) e presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas (CONSEA/AL), Thatiana Fávaro.

A programação incluiu um painel de discussão, mediado pela assistente social do Programa Sesc Mesa Brasil Joissy Evany, e uma apresentação do coral formado pelos integrantes do Trabalho Social com Grupos (TSG) do Sesc Alagoas. De acordo com a gerente de assistência do Sesc, Claudia Barbosa, o Seminário do Sesc Mesa Brasil é uma iniciativa relevante para a discussão do direito humano à alimentação e busca sensibilizar e mobilizar a sociedade e organizações sobre a importância do acesso universal a alimentação adequada. “O evento promoveu o diálogo sobre políticas públicas, iniciativas sociais e estratégias para combater a insegurança alimentar e a fome, problemas que ainda afetam milhões de pessoas”, disse Claudia.

Thatiana Fávaro destacou a importância do espaço de diálogo proporcionado pelo seminário. “Tivemos a participação de diversos movimentos sociais que enfrentam a insegurança alimentar e nutricional, e utilizam o Mesa Brasil como ferramenta. O Consea está aqui para fortalecer esses espaços e dialogar com a população, fornecendo informações que ajudem no combate a essa questão, que não é fácil e envolve ações de bancos de alimentos, como o Sesc Mesa Brasil, além de mudanças em políticas públicas”, afirmou.

No seminário também estavam presentes a gerente de saúde do Sesc Alagoas, Janaína Valença; a presidente da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Kátia Born; o chefe geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso; o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Eliseu Rego; a representante da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar, Dinair Costa Barros; e o presidente do Conselho Regional de Nutrição da 6ª região, Rafael Azeredo.

Na próxima sexta-feira (1º), será a vez de Arapiraca realizar seu VII Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema "Como explicar a insegurança alimentar e nutricional em um país tão rico?". O evento ocorrerá no Teatro Hermeto Pascoal (Sesc Arapiraca), das 8h às 12h.

INSTAGRAM YOUTUBE