02/10/2024 às 09h27
Por Fabiana Barros
Imagens: TJ/AL
O Sesc foi certificado como Instituição Cidadã pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). O certificado também foi para a Fecomércio e o Senac. Na oportunidade, as instituições também assinaram o termo de cooperação com o Judiciário e a Secretaria Estadual de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para continuar ofertando os serviços. No caso específico do Sesc, a parceria pode atuar nos programas Educação, Saúde, Lazer, Cultura e Assistência, que compõem a área finalística do Sesc.
O presidente do TJ/AL, Fernando Tourinho, destacou a importância do projeto Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conduzido em Alagoas pelo desembargador Otávio Praxedes, que faz a articulação para que a cooperação alcance os resultados desejados.
Conforme o termo de cooperação, a participação do Sesc se dará de acordo com aprovação do Plano de Trabalho a ser definido entre as partes, considerando os projetos contemplados na área finalística da instituição. A demanda deve ser previamente apresentada a fim de atender os egressos do Sistema Penitenciário Alagoano com a divisão de responsabilidades e atividades entre os participantes.
Como o diretor Regional do Sesc Alagoas, Carlos Pessoa, estava em compromisso fora do estado, a instituição foi representada pela diretora Financeira, Natália Bakker. “O Sesc Alagoas realiza um trabalho intenso priorizando os trabalhadores do comércio, mas também tem foco em outros segmentos da sociedade, inclusive com atendimentos gratuitos. Então, o reconhecimento e a assinatura do termo reforçam o papel social do Sesc em suas diversas frentes de atuação”, afirma Bakker.
Além do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, receberam o certificado o Sesi, o Senai e a empresa Verdes Mares.