16/01/2025 às 18h38
Por Robson Muller
Brincadeiras aquáticas, trilha, gincana musical, atividades recreativas com intuito educativo, esportes, bailinho de carnaval e muito mais. Não faltam opções de diversão e aprendizado na colônia de férias Brincando no Sesc. A próxima edição do projeto será realizada nas unidades Sesc Guaxuma e Sesc Poço, no período de 20 a 24 de janeiro, com a participação de mais de 300 crianças inscritas.
Com vagas totalmente gratuitas para crianças com renda per capta familiar de até dois salários mínimos, a colônia de férias é mais uma iniciativa do Sesc comprometida com a geração de oportunidades. No caso específico desse projeto, a chance de participar de uma maratona de atividades que unem diversão e aprendizado, no período das férias escolares.
De acordo com a pedagoga e coordenadora pedagógica do Sesc, Isabel Silva, mais que uma oportunidade de aproveitar as férias de forma divertida, a colônia de férias é uma atividade que colabora com o desenvolvimento das crianças. “Durante a programação, é possível promover a interação social, ajudando as crianças a desenvolverem habilidades como empatia e colaboração, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e a resolução de problemas, além de melhorar a coordenação motora”, explicou.
Ainda segundo a pedagoga, o projeto é também uma oportunidade de reduzir o contato das crianças com dispositivos eletrônicos como celulares e videogames. “A colônia de férias do Sesc oferece uma desconexão saudável, proporcionando atividades que estimulam todos os sentidos, sendo uma alterativa ao uso excessivo da tecnologia. O projeto resgata o conceito de tempo livre significativo, mostrando que é possível brincar e aprender longe das telas”, comentou.
Colônia de férias é ação PCG
As atividades são custeadas por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que destina 1/3 (um terço) da receita líquida do Sesc a ações de educação básica continuada e a ações educativas relacionadas às áreas da Cultura, da Saúde e do Lazer.
Metade do recurso destinado ao PCG é aplicada em ações totalmente gratuitas, beneficiando pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos, preferencialmente trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e estudantes da rede pública.