“Lírios, Rosas e Outras Flores” estreia temporada de exibição na galeria de arte do Sesc Centro

Alterne entre as áreas

“Lírios, Rosas e Outras Flores” estreia temporada de exibição na galeria de arte do Sesc Centro

Com autorretratos da artista visual Gabi Coêlho e acesso gratuito, exposição ficará disponível até o dia 1º de novembro

26/07/2024 às 22h01

Por Robson Muller 

A galeria de arte do Sesc Centro está novamente de portas abertas e, desta vez, com a exposição “Lírios, Rosas e Outras Flores”, que reúne uma série de autorretratos da fotógrafa e artista visual Gabi Coêlho, trabalhados com tinta e texturas. A estreia da exposição aconteceu na noite desta sexta-feira (26), no Sesc Centro, e as obras ficarão disponíveis para visitação de 29 de julho a 1º de novembro de 2024, com entrada gratuita.

Em “Lírios, Rosas e Outras Flores”, a artista performa o seu próprio corpo e explora a representação do feminino, não padronizado, combinando várias linguagens: fotografia, pintura, literatura, cinema e performance, e temas como intimidade, identidade e fragilidade humana. Em 20023, o trabalho artístico foi exibido na galeria de arte do Sesc Arapiraca,

Na estreia da exposição, Gabi Coêlho disse que está realizada com a oportunidade de exibir o seu trabalho, novamente, em um equipamento cultural do Sesc. “Poder mostrar meu trabalho em duas das galerias mais importantes do estado, alcançar públicos de duas das maiores cidades alagoanas é, talvez, o sonho da maior parte dos artistas daqui. Estar abrindo a exposição no Sesc, em Maceió, quase exatamente um ano depois de abrir no Sesc Arapiraca, é sensacional. A receptividade das pessoas lá foi fenomenal e a expectativa é de que aqui, em casa, seja tão boa quanto”, comentou.

A artista também destacou a atuação do Sesc na promoção e difusão artística, em Alagoas. “No meu ponto de vista, a contribuição do Sesc é gigantesca. Tanto pelos espaços, quanto pelo suporte que a instituição oferece para os artistas. Nosso estado tem uma deficiência enorme de equipamentos artísticos e o Sesc é, sem dúvida, uma parte extremamente significativa para a arte local”, destacou.

A artista e médica May Honorado foi uma das dezenas de pessoas que prestigiaram a inauguração da exposição. Ao ser questionada sobre como foi a experiência, ela disse que se sente provocada e conectada ao trabalho artístico de Gabi. “A fotografia da Gabi me movimentou desde a primeira vez que eu tive acesso a ela e, desde então, em todas as exposições que eu vejo, eu tenho a mesma sensação de movimento interno. São fotos que realmente me dão uma chacoalhada que eu não consigo nem dizer, apenas sinto, sabe? É uma arte que se comunica comigo, um laço muito genuíno”, disse.

“Lírios, Rosas e Outras Flores” é a segunda exposição a ocupar a galeria de arte do Sesc Centro, após a reabertura do espaço. A primeira foi a exposição “Mané”, do Coletivo Muvuca. “Ao realizar exposições que exploram diferentes universos artísticos através da linguagem da fotografia, o Sesc demonstra uma clara intenção de abraçar a diversidade artística e, também, de pesquisa documental. Isso evidencia seu compromisso em oferecer um equipamento cultural inclusivo e diverso, promovendo a valorização de diferentes expressões e manifestações artísticas”, ressaltou a analista em Artes Visuais do Sesc, Fabiana Xavier.

A exposição de autorretratos de Gabi Coêlho estará disponível para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para realizar agendamentos de visitas guiadas, escolas e outras instituições precisam entrar em contato com a equipe da unidade, por meio do número (82) 3201-2576.

INSTAGRAM YOUTUBE