Junho Violeta: Sesc realiza evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Alterne entre as áreas

Junho Violeta: Sesc realiza evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Com entrada gratuita, evento será realizado nesta quinta-feira (13), no auditório do Senai Poço

12/06/2024 às 15h34

15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência praticada contra pessoas idosas. Para fortalecer o movimento mundial, o Sesc Alagoas realiza, nesta quinta-feira (13), no auditório do Senai Poço, um evento dedicado a discutir o tema da campanha e chamar a atenção do público para as medidas de enfrentamento.

A programação do evento, que é uma realização do Trabalho Social com Grupos (TSG), atividade do Sesc Alagoas voltada ao público idoso, será iniciada às 9h, com lanche coletivo, apresentação do coral do TSG e mesa de abertura. Em seguida, haverá uma palestra sobre o tema “Violência contra a pessoa idosa: conhecer para enfrentar”, com a assistente social Jonorete Benedito, além da apresentação do Guia Prático de Enfrentamento à Violência contra Pessoa Idosa, lançado pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), no dia 8 de maio de 2024.

O documento reúne orientações práticas para a prevenção, a identificação e o combate à violência contra a pessoa idosa, visando o fortalecimento da rede de proteção em todo o estado de Alagoas, sendo um importante instrumento de qualificação para os serviços e profissionais que integram o sistema de proteção e garantia dos direitos da pessoa idosa. No guia, é possível acessar, por exemplo, informações que tratam da importância da notificação dos casos de violência contra o idoso, de estratégias de enfrentamento a casos de violência contra esse público e dos canais de denúncia.

Com exceção da abertura, que será realizada às 14h e ficará por conta da Companhia Teatro do Imaginário, o evento terá a mesma programação no horário da tarde. Com entrada gratuita, o evento é aberto ao público em geral. Os interessados podem realizar inscrição por telefone, entrando em contato com a equipe do TSG, por meio do número (82) 2123-2415.

Violência contra pessoas idosas em números

Alagoas registrou em aumento de 87,27% no número de denúncias de violência contra a pessoa idosa registradas pelo Disque 100, no período de janeiro a maio de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), houve o registro de 412 denúncias nos cinco primeiros meses de 2023, e 220 denúncias, no mesmo período de 2022.

Em 2022, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), por meio da Comissão Especial do Idoso, contabilizou 34 vítimas de mortes violentas com idade acima de 60 anos, um aumento de 10% em comparação ao número registrado em 2021, quando foram contabilizadas 31 mortes. Naquele ano, Maceió foi o município com maior número de idosos vítimas de mortes violentas no estado, com seis ocorrências.

INSTAGRAM YOUTUBE