Público maceioense prestigia a VII Mostra Sesc de Cinema

Alterne entre as áreas

Público maceioense prestigia a VII Mostra Sesc de Cinema

Evento que celebra produções independentes encerra programação em Maceió e segue para Arapiraca, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela

08/11/2024 às 23h00

Por Sarah Azevedo

A programação alagoana da VII Mostra Sesc de Cinema já começou. Hoje (8), foi exibida, no Centro Cultural Arte Pajuçara, a segunda e última sessão da mostra em Maceió, que agora seguirá para as cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela.

Na sessão desta noite, foram exibidos os filmes “Turu Turu” (dir: Larissa Lisboa), “Lapso” (dir: João Herberth), “O Que Eu Vejo” (dir: Aldia Sampaio), “Tente Usar a Roupa Que Estou Usando” (dir: Alicia Ferreira), “Ana Parideira” (dir: Juliana Barretto), “Queima Minha Pele” (dir: Leonardo Amorim), “Luz, Câmera, Produção!” (dir: Adriana Manolio e Charles Northrup) e “Samuel Foi Trabalhar” (dir: Janderson Felipe e Lucas Litrento), esse último selecionado como representante de Alagoas no Panorama Nacional.

Juliana Barretto, diretora de “Ana Parideira”, destacou a relevância da mostra para o cinema independente. “Há poucas janelas de exibição para o cinema independente, e o cinema alagoano tem uma produção muito interessante, que precisa de espaços tanto para exibição quanto para dar ao público a oportunidade de conhecer a cinematografia local”, afirmou.

A codiretora de “Luz, Câmera, Produção!”, Adriana Manolio, lembrou as dificuldades de produzir cinema em outros períodos e como parte da evolução desse cenário foi proporcionada por iniciativas como as do Sesc.  “Quando comecei a fazer cinema aqui, curta-metragem, tudo era muito mais difícil, a gente não tinha equipe. Hoje a gente olha e está todo mundo produzindo. Tudo isso porque houve incentivo, houve edital, houve mostra. As pessoas querem se reconhecer no cinema e perceber que elas também são capazes de fazer filmes”.

Durante a noite, diversas pessoas foram prestigiar a programação do Panorama Alagoas na VII Mostra Sesc de Cinema, e uma delas foi a psicóloga Mirela Silveira, que compareceu às duas sessões e disse ir ao cinema com bastante frequência. “Para mim, sempre vale a pena estar presente. Acho que vale a pena prestigiar principalmente o cinema Alagoano. Para existir cinema tem que ter público, porque senão a finalidade primordial do cinema é perdida. E os filmes que estão aqui são excelentes. Acho que os filmes alagoanos estão crescendo cada vez mais em qualidade e em técnica. Fico feliz por isso”.

As próximas exibições do Panorama Alagoas na VII Mostra Sesc de Cinema ocorrerão no dia 11 de novembro, no Teatro Hermeto Pascoal (Sesc Arapiraca); no dia 12 de novembro, no Sesc Ler Palmeira dos Índios; e no dia 13 de novembro, no Sesc Ler Teotônio Vilela. Todas as sessões são gratuitas, com lotação limitada e acesso por ordem de chegada, 15 minutos antes do início das exibições. Confira a programação completa abaixo.

 

PROGRAMAÇÃO:

DIA 11/11 – TEATRO HERMETO PASCOAL (SESC ARAPIRACA) – 18h45

  • Jiripancó: escola do nosso eu – Direção: Aldemir Barros
  • O canto – Direção: Isa Magalhães e Izabella Vitório
  • Dentro de mim – Direção: Dayane Teles
  • Samuel foi trabalhar – Direção: Janderson Felipe e Lucas Litrento


Duração total da sessão: 1h15

Classificação indicativa: +16

DIA 12/11 – SESC LER PALMEIRA DOS ÍNDIOS – 18h45

  • Diafragma – Direção: Robson Cavalcante
  • Cavaram uma cova no meu coração – Direção: Ulisses Arthur
  • Samuel foi trabalhar – Direção: Janderson Felipe e Lucas Litrento


Duração total da sessão: 51 MINUTOS

Classificação indicativa: +10

DIA 13/11 – SESC LER TEOTÔNIO VILELA – 18h45

  • Diafragma – Direção: Robson Cavalcante
  • Cavaram uma cova no meu coração – Direção: Ulisses Arthur
  • Samuel foi trabalhar – Direção: Janderson Felipe e Lucas Litrento


Duração total da sessão: 51 MINUTOS

Classificação indicativa: +10

INSTAGRAM YOUTUBE