Mais de 300 crianças vão participar das colônias de férias do Sesc gratuitamente

Alterne entre as áreas

Mais de 300 crianças vão participar das colônias de férias do Sesc gratuitamente

Atividades do projeto serão realizadas nas unidades Sesc Guaxuma e Arapiraca, de 20 a 24 de janeiro

16/01/2025 às 18h38

Por Robson Muller

Brincadeiras aquáticas, trilha, gincana musical, atividades recreativas com intuito educativo, esportes, bailinho de carnaval e muito mais. Não faltam opções de diversão e aprendizado na colônia de férias Brincando no Sesc. A próxima edição do projeto será realizada nas unidades Sesc Guaxuma e Sesc Poço, no período de 20 a 24 de janeiro, com a participação de mais de 300 crianças inscritas.  

Com vagas totalmente gratuitas para crianças com renda per capta familiar de até dois salários mínimos, a colônia de férias é mais uma iniciativa do Sesc comprometida com a geração de oportunidades. No caso específico desse projeto, a chance de participar de uma maratona de atividades que unem diversão e aprendizado, no período das férias escolares.

De acordo com a pedagoga e coordenadora pedagógica do Sesc, Isabel Silva, mais que uma oportunidade de aproveitar as férias de forma divertida, a colônia de férias é uma atividade que colabora com o desenvolvimento das crianças. “Durante a programação, é possível promover a interação social, ajudando as crianças a desenvolverem habilidades como empatia e colaboração, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico e a resolução de problemas, além de melhorar a coordenação motora”, explicou.

Ainda segundo a pedagoga, o projeto é também uma oportunidade de reduzir o contato das crianças com dispositivos eletrônicos como celulares e videogames. “A colônia de férias do Sesc oferece uma desconexão saudável, proporcionando atividades que estimulam todos os sentidos, sendo uma alterativa ao uso excessivo da tecnologia. O projeto resgata o conceito de tempo livre significativo, mostrando que é possível brincar e aprender longe das telas”, comentou.

Colônia de férias é ação PCG

As atividades são custeadas por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que destina 1/3 (um terço) da receita líquida do Sesc a ações de educação básica continuada e a ações educativas relacionadas às áreas da Cultura, da Saúde e do Lazer. 

Metade do recurso destinado ao PCG é aplicada em ações totalmente gratuitas, beneficiando pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos, preferencialmente trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e estudantes da rede pública.    

INSTAGRAM YOUTUBE