20/09/2024 às 21h09
Por Sarah Azevedo
Hoje (20), os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2023, Airton Souza e Bethânia Pires Amaro, estiveram no Sesc Poço, em Maceió, para um bate-papo sobre literatura com estudantes e escritores alagoanos. O encontro, mediado por Diogo Borges, analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, abordou temas como os desafios e benefícios da criação literária, processos criativos e as particularidades das experiências de vida de cada autor.
Reconhecido como uma das mais importantes premiações literárias do Brasil, o Prêmio Sesc de Literatura tem como objetivo oferecer oportunidades de publicação a novos escritores e autores independentes, promovendo a renovação do cenário literário brasileiro e enriquecendo a cultura nacional.
Airton, vencedor na categoria “Romance” com a obra “Outono de carne estranha”, compartilhou suas reflexões sobre os desafios da escrita e a relevância de uma premiação como a do Sesc para a visibilidade dos autores independentes. “Viver em uma região historicamente isolada, como o Norte do Brasil, restringia a circulação dos meus livros. O prêmio me abriu portas que eu nunca imaginei. Me possibilitou publicar com uma editora de distribuição nacional e viajar pelo país para discutir literatura. Foi um divisor de águas na minha trajetória”, afirmou.
Para Bethânia, que conquistou a categoria “Conto” com “O Ninho”, o Prêmio Sesc também é um importante marco para escritores iniciantes. “Para quem está começando a carreira de escritor, o Prêmio Sesc representa um grande objetivo. Eu o acompanhava como leitora há muitos anos, muito antes de pensar em concorrer. Sempre admirei a curadoria da premiação e a oportunidade de me manter em contato com obras de contistas contemporâneos nacionais. Fomentar a literatura contemporânea brasileira é desafiador, mas tem melhorado ao longo dos anos, e acredito que o Sesc desempenhou um papel fundamental nesse processo”, disse.
Parte do papel desempenhado pelo Sesc é a realização desses eventos que visam proporcionar encontros entre os escritores, a comunidade literária e o público. O estudante de Letras Carlos Henrique, presente no evento, destacou a importância da experiência. “Sou de uma cidade do interior e não tenho muito acesso a eventos como esse. Ter estado aqui foi ótimo para conhecer esses autores e suas obras”.