25/10/2024 às 08h59
Por Fabiana Barros
Na véspera do início das oficinas disponibilizadas pelo Festival de Música de Penedo (Femupe), o Sesc reuniu os monitores a fim de alinhar e treinar para atuar nas atividades pedagógicas e científicas, como os fóruns e palestras do evento. A abertura do festival aconteceu nesta quinta-feira (24), no Teatro Sete de Setembro, com a apresentação de Samuel Pompeo Quinteto, de São Paulo.
“A ideia foi fazer um treinamento detalhado da operação do sistema de lançamento de frequência, que é o que vai possibilitar a emissão dos certificados, e também fazer toda a contextualização do PCG [Programa de Comprometimento e Gratuidade] do Sesc”, afirmou o analista de Música do Sesc Alagoas e diretor de Ensino e Desenvolvimento do Femupe, Luann Veiga. O PCG garante a aplicação de um terço dos recursos do Sesc em educação básica e continuada e em ações educativas relacionadas às áreas da saúde, do lazer e da cultura, sendo metade desse recurso destinada à oferta de atividades gratuitas a pessoas com renda bruta familiar de até três salários-mínimos, sendo priorizados trabalhadores do comércio, seus dependentes e estudantes de escolas públicas.
Na oportunidade, Luann, Fabiana Guimarães e Júlio Silva, também analistas em Cultura do Sesc, explicaram aos monitores como serão coletadas a documentação dos alunos, dos participantes das oficinas que se enquadram no perfil PCG. A 15ª edição do Femupe registrou a inscrição de 658 alunos.
São 20 monitores da Ufal e alguns assistentes que também vão estar participando do acompanhamento. Parte já trabalhou em festival e têm experiência com produção. A Ufal lançou um edital para selecionar os monitores para o festival.
A programação do Femupe envolve 15 atrações artísticas, dez filarmônicas, mais de 20 cursos com instrumentos de sopro, cordas, populares e disciplinas teóricas, com a participação de pesquisadores de universidades brasileiras, de Portugal e de Moçambique. São 16 oficinas e oito workshops sonoros voltados a atividades pedagógicas e todas elas são gratuitas e voltadas a vários públicos.
O Femupe acontece até o dia 26 deste mês e é uma realização da Ufal, por meio do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Para esta 15ª edição, a Universidade conta com a parceria do Sesc Alagoas, da Prefeitura de Penedo e da Sociedade Montepio dos Artistas que são correalizadores do evento. O Sebrae-AL, o Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL), a Aliança Francesa de Maceió, a Barkley Brazil e a Água Mineral Aldebaran são os patrocinadores.
Oficinas
No dia 25, das 8h30h às 11h30, o público inscrito participará das seguintes oficinas: Trompete, com Clistenes Lisboa (AL), na Sala do Tiro de Guerra; Clarinete, com Dany Dantas (RN), no Hotel São Francisco - Sala 1; Flauta, com João Liberato (BA), no Hotel São Francisco - Sala 2; Saxofone, com Edileusa Tavares (PE), no Convento Nossa Senhora dos Anjos - Sala 1; Trompa, com Juan Quinteros Estrada (Peru), no Convento Nossa Senhora dos Anjos - Sala 2; Eufonius/Bombardino, com Germânia Águida (RN), no Convento Nossa Senhora dos Anjos - Sala 3.
Ainda no mesmo dia e horário, acontecerão as seguintes oficinas: Trombone, com Neris Rodrigues (PE), no Convento Nossa Senhora dos Anjos - Sala 4; Violino, com Débora Borges (AL), na Igreja Nossa Senhora dos Anjos - Salão Principal; Regência, com Ângelo Rafael (BA), no Círculo Operário; Cavaquinho, com Salomão Miranda (AL), na Biblioteca da Sociedade de Cultura e Arte Popular; Violão, com Rodrygo Besteti, no CEU- UFAL Sala 1 ; Arranjo instrumental, com Victor Hugo da Rocha (BA), no CEU- UFAL Sala 2; Harmonia 1, com Ricardo Lopes (AL), no CEU- UFAL Sala 3; Educação Musical, com Ziliane Teixeira (AL), na Escola Municipal Costa Mangabeira; Canto, com Sabino Martemucci (Itália), no Montepio dos Artistas; Percussão de Rua, com Ualex Barra (AL), na Praça 12 de Abril.
A programação na manhã do dia 25 continua. Confira no endereço https://www.femupe.com/