
21/03/2025 às 17h24
Por Sarah Azevedo
Hoje (21), o Sesc Mesa Brasil esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região para realizar uma oficina de aproveitamento integral de alimentos. A ação foi conduzida pela nutricionista Luciana Wanderley, em parceria com a Seção de Saúde e o Setor de Sustentabilidade, Acessibilidade, Inovação e Proteção de Dados (Sesaip) do TRT.
Durante a atividade, foram ensinadas receitas de refrigerante caseiro, lasanha de casca de banana e doce de coco com banana. O evento reuniu servidores e funcionários terceirizados do tribunal, com o objetivo de promover práticas sustentáveis e criativas na cozinha. Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de degustar as preparações.
"A educação nutricional nos ensina que as fibras presentes nas cascas, frutas e verduras são ricas em vitaminas e minerais. Ao utilizarmos as partes não convencionais desses alimentos, conseguimos criar receitas com mais valor nutricional. Muitas vezes não aproveitamos essas partes dos alimentos por falta de informação. Com a educação nutricional oferecida pelo programa Sesc Mesa Brasil mostramos como é possível utilizar o alimento de forma integral, aproveitando tanto as partes convencionais quanto as que seriam descartadas. Isso contribui para a redução do lixo orgânico e resulta em preparações mais nutritivas", explicou Luciana.
Sobre o Sesc Mesa Brasil
É uma rede nacional de bancos de alimentos que faz o repasse de doações de empresas e pessoas físicas para instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional. Além disso, o Sesc Mesa Brasil promove ações de cunho educativo, como palestras e oficinas sobre boas práticas nutricionais e aproveitamento integral de alimentos.
As doações para o Programa podem ser feitas em qualquer quantidade e deixadas pelos próprios doadores nas instalações do Mesa. Além de alimentos, são recebidos materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal, peças de vestuários, lençóis, roupas, brinquedos, utensílios domésticos, móveis e eletrodomésticos em boas condições de uso.
Para saber como e onde doar, é só clicar AQUI.