Sesc Alagoas marca presença na Semana S com ampla programação para o público

Alterne entre as áreas

Sesc Alagoas marca presença na Semana S com ampla programação para o público

Aproximadamente mil pessoas compareceram ao evento que levou diversos serviços gratuitos para a população

20/05/2025 às 14h48

Por Sarah Azevedo

Aproximadamente mil pessoas participaram do primeiro dia da Semana S em Alagoas, maior ação integrada do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e dos Sindicatos Empresariais, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O evento ocorreu neste final de semana, dias 16 e 17 de junho, em todo o Brasil. Em Maceió, o Sesc Alagoas marcou presença oferecendo diversos serviços gratuitos à população.

Sesc Alagoas na Semana S

Logo na entrada, o público foi convidado a colaborar com o Programa Sesc Mesa Brasil, banco de alimentos que combate a fome e o desperdício por meio do repasse de doações e da promoção de ações educativas. No local, a equipe do programa também realizou degustações de receitas sustentáveis, como bolo de casca de banana e suco de casca de abacaxi com erva-cidreira, visando incentivar o aproveitamento integral dos alimentos.

Brincadeiras educativas

Por falar em degustação de receitas, alunos do Sesc Jaraguá apresentaram a receita de chips de macarrão, feita no Master Sesc, projeto desenvolvido pela escola. A equipe também levou atividades de outras áreas do conhecimento, como a exposição de recursos matemáticos e oficinas artísticas com pintura, desenhos e modelagem de massinhas, ressaltando a importância do brincar no desenvolvimento cognitivo, socioemocional e físico das crianças.

A coordenadora pedagógica da escola, Isabel Gomes, celebrou a oportunidade de participar da iniciativa. “Falar da Semana S é falar de um pouco da imensidão do que ofertamos todos os dias. É gratificante estar presente, enquanto Educação, mostrando o trabalho da escola e a grandeza do Sesc, e de todo o Sistema”, afirmou.

Diversão para todas as idades

Como parte da programação cultural, o BiblioSesc, biblioteca itinerante do Sesc, esteve aberto à visitação. O espaço também contou com sessões de contação de histórias, bastante aproveitadas pelos pequenos. Outra programação que fez sucesso com a criançada foi a oficina de malabares. Durante a atividade, as crianças se divertiram tentando executar os movimentos passados pelos instrutores.

A tecnologia também teve espaço garantido. Com óculos de realidade virtual, o público pôde fazer um tour pelas oito unidades do Sesc em Alagoas, conhecendo a estrutura e os serviços oferecidos pela instituição em todo o estado. Ainda no universo tecnológico, a Arena Gamer disponibilizou jogos eletrônicos e fliperamas para a diversão dos visitantes. Como o universo do Sesc Geek não poderia ficar de fora, também houve interação com cosplayers, que desfilaram pelo espaço.

Música, dança e identidade alagoana

A programação cultural incluiu apresentações de música e dança. O Trabalho Social com Grupos (TSG), que no Sesc Alagoas é formado por pessoas com mais de 60 anos, se apresentou com o Coral TSG, sob a regência do analista de música Luann Veiga, interpretando clássicos da música popular brasileira. Após a apresentação do coral, o grupo de coco de roda Babaçu trouxe a animação da dança típica alagoana, representando com alegria a cultura local. Para encerrar o primeiro dia com chave de ouro, a cantora Wilma Araújo realizou um show especial.

O coordenador de empreendedorismo Alisson Feitosa elogiou a diversidade da programação. “A estrutura do evento é bem abrangente e chamou bastante minha atenção. Já participei da orientação nutricional, orientação bucal, teste de glicemia e assisti às apresentações culturais. É um evento bem dinâmico. Cheguei por volta das 16h, fiz várias atividades e acho que ainda não cheguei nem na metade. A programação é bem robusta e atende a vários públicos. Vi crianças jogando videogame, pessoas se exercitando. Tem também a parte de relaxamento, com massagem… Enfim, tem opções para todas as idades. O que mais me chamou atenção foi essa proposta inclusiva de realmente acolher todos os públicos. Vou continuar visitando até aproveitar tudo ao máximo”, disse Alisson.

Encerramento antecipado por segurança

No segundo dia, as atividades precisaram ser interrompidas devido às fortes chuvas que atingiram Maceió. A medida foi tomada por precaução, conforme orientação dos Bombeiros Civis presentes no evento. Em Maceió, a Defesa Civil registrou um acumulado de 55 milímetros de precipitação até o final da tarde do sábado (17).

INSTAGRAM YOUTUBE