Integra Mais Sistema Comércio soma esforços na luta contra o câncer de mama e do colo do útero

Alterne entre as áreas

Integra Mais Sistema Comércio soma esforços na luta contra o câncer de mama e do colo do útero

Alusiva ao Outubro Rosa, ação contou com orientações preventivas e agendamentos para citologia e mamografia. Exames ainda podem ser marcados

04/10/2024 às 17h07

Sandra Peixoto - Ascom/Fecomércio

Estrutura montada e, enquanto as equipes estavam ajustando os últimos detalhes para o início dos trabalhos da nova edição do projeto Integra Mais Sistema Comércio, do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas, algumas mulheres já aguardavam com expectativa para se beneficiar, gratuitamente, com serviços de cortes de cabelo, testes de glicemia, aferição de pressão, orientação de saúde e agendamento para exames de mamografia e citologia. A ação alusiva ao Outubro Rosa aconteceu na manhã desta sexta-feira (04), no calçadão do Comércio, e foi realizada em parceria com a Aliança Comercial.

Entre as pessoas que esperavam atendimento estava Aldenice da Silva, de 42 anos. Veterana das ações realizadas pelo Sistema Fecomércio, no Centro, assim que toma conhecimento da data ela se programa e comparece. Além do teste de glicemia e aferição de pressão que sempre faz, hoje também optou por cortar o cabelo. E, vestida com uma camiseta rosa, parabenizou o fato de a ação reforçar a campanha na luta contra o câncer. “É o Outubro Rosa! A gente tem que, cada vez mais, se prevenir. Não só as mulheres, mas homens também precisam cuidar da saúde", falou.

Quem também se programou para aproveitar a ação foi Rosa Maria Pereira, de 56 anos, que já saiu de lá com os exames de citologia e de mamografia agendados, bem como usufruiu dos outros serviços. Para ela, o cuidado com a saúde é fundamental e a ação desta sexta facilitou esse caminho. “É muito importante esse trabalho de vocês, porque nem todo mundo tem acesso a estes exames. Existem os postos, mas nem sempre são acessíveis. Então eu acho maravilhoso quando tem essas campanhas e aconselho a todas as mulheres a agendarem”, afirmou.

Teoria aplicada na prática para os alunos do PSG

As ações do Integra Mais Sistema Comércio não beneficiam apenas os usuários dos serviços, mas, também, aos alunos do curso de Cabeleireiro do Programa Senac de Gratuidade (PSG). A instrutora Josenir Souza explica que é uma oportunidade destes estudantes colocarem em prática o que aprendem no curso. Hoje, a essa oportunidade alcançou 12 deles. “São de uma turma já está no final do curso. Então, estão bem treinados e já adquiriram as competências de corte. Eles trabalham super bem e já estão prontos para o mercado de trabalho”, complementou. Com 10 anos de atuação no Senac, a instrutora já participou de vários projetos internos e externos, mas disse que as ações sociais do Centro estão entre as que ela mais gosta de participar.

Novos agendamentos de citologia e mamografia

Para o atendimento no Centro foram disponibilizadas 320 vagas para agendamento, sendo 160 para cada citologia e 160 para mamografia. Os exames serão realizados na Comunidade Espírita Nosso Lar, por meio da Unidade Móvel Saúde Mulher, do Sesc. Apesar de a ação ter sido realizada somente no período da manhã, para as mulheres que têm interesse, mas não puderam comparecer, ainda há chance: o Sesc estará, ao longo da próxima semana, realizando agendamentos no Nosso Lar.

A Aline Sampaio, analista de Saúde, explica que é preciso levar a cópia do RG, do comprovante de residência e do cartão do Sistema Único de saúde (SUS). Para as mulheres dentro da faixa etária de 25 a 64, para a citologia, e de 50 a 69, para a mamografia, não é precisa de encaminhamento médico. Fora destas faixas, além das cópias dos documentos, o encaminhamento médico é necessário. “Os resultados saem em 15 dias úteis. Nos exames que serão feitos lá no Nosso Lar, caso tenha alteração, a gente sinaliza e lá mesmo consegue passar para conferir em uma consulta dentro da comunidade”, explica. É que, na parceria, os médicos voluntários que atendem na casa espírita também se engajaram na ação.

INSTAGRAM YOUTUBE