19/09/2024 às 18h21
Fonte: Fecomércio
Uma taxa de crescimento em torno de 5% a 7% com um faturamento anual de R$ 22 bilhões movimentados pela atuação de oito mil estabelecimentos de micro, pequeno e médio porte em todo o Estado, gerando aproximadamente 70 mil empregos diretos e indiretos e levando aos cofres públicos cerca de R$ 2 bilhões em ICMS, em 2023. Estes números reforçam o momento de expansão do setor supermercadista alagoano e foram apresentados pelo presidente da Associação de Supermercados de Alagoas (ASA), Raimundo Barreto, ontem (18), durante a abertura da 22ª Feira e Exposição Alagoana de Supermercados (Fesuper). O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas, Adeildo Sotero, participou da solenidade, que reuniu lideranças empresariais e personalidades políticas. A feira acontece até amanhã, dia 20, no Centro de Convenções, em Maceió.
Do lançamento de produtos alimentícios à apresentação do que há de mais moderno em máquinas e equipamentos, o evento reúne expositores, palestrantes, empresários, e visitantes em torno das inovações do segmento e da qualidade dos serviços prestados. “Um setor que tem esse volume de empregos, de estabelecimentos e de arrecadação de impostos é, realmente, um setor de grande contribuição para o Estado. É isso que nós fazemos: trabalhar e fazer toda essa recuperação para que o nosso Estado possa se desenvolver muito mais”, disse Barreto, que agradeceu a confiança dos expositores, parceiros e patrocinadores.
Para o presidente do Sistema Fecomércio, Adeildo Sotero, a realização da Fesuper há mais de duas décadas, por si só, já demonstra a importância da feira para o segmento e a sua consolidação no calendário de eventos que movimentam o Estado. Para ele, a ampliação dos estabelecimentos vista nos últimos anos vem trazendo desenvolvimento para o comércio de supermercado. “A abertura de nova loja sempre é um avanço porque gera emprego e renda para Alagoas. Na demanda do consumo, o segmento está presente em nosso cotidiano, levando às nossas residências produtos de qualidade”, afirmou. Sotero aproveitou a oportunidade para levar o conhecimento dos presentes o Sesc Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional que compõe a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, sendo referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. “Em Alagoas, são 465 doadores e 26 supermercados estão nesse contexto: 14 em Arapiraca, 10 aqui em Maceió e 2 em Palmeiras dos Índios. Então, convido a todos os senhores, donos do supermercado, gerentes e pessoas ligadas à administração, a conhecerem esse trabalho realizado pelo Sesc em nosso estado. Precisamos de mais parcerias para melhor combater a fome do nosso alagoano”, falou.
Sistema
Seja com os mercadinhos de bairro ou com os supermercados de porte maior, o segmento supermercadista fortalece o comércio e, como entidade representativa deste setor, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac AL é patrocinador e está com estande na Fesuper. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), que entre seus produtos conta com a expertise na área de certificação digital, orienta os interessados sobre esta tecnologia tão essencial para as transações eletrônicas atuais.
O Sesc, além da busca por doadores para o Mesa Brasil, leva à feira sua Central de Relacionamento com Clientes (CRC) para buscar empresas interessadas em fazer as credenciais com a instituição, bem como apresenta o Sesc Saúde Empresa, projeto que leva a empresas do comércio de bens, serviços e turismo serviços focados no bem-estar e na prevenção de doenças. “A participação do Sesc na Fesuper se apresenta como mais uma estratégia de aproximação com as empresas do comércio, seja para divulgação dos serviços e ações destinados aos trabalhadores do comércio, seja com o propósito de articular parcerias de interesse institucional”, explica Janaína Valença, gerente de saúde do Sesc Alagoas.
O Senac participa com seu portfólio de cursos de soluções corporativas, como o In Company. Por meio dele, os empresários podem investir na formação de seus colaboradores de acordo com suas necessidades. Isto porque, com base nos dados do cadastramento que está sendo realizado durante o evento, o centro de ensino formatará o curso considerando as particularidades de cada empreendimento. “Estão disponíveis os cursos de todas as áreas do Senac. Eles são formatados de acordo com as necessidades e, também, com a quantidade de alunos. A realização é presencial, podendo ser na própria empresa, onde ele oferece um espaço físico e nós fazemos a visita técnica pra ver se tem condições de realizar lá, ou no próprio Senac. Nós também estamos com a carreta escola de Gastronomia”, explica Hélia Almeida, analista comercial do Senac.