05/12/2024 às 12h44
Por Robson Muller
Felicidade é a palavra que define o que os alunos da Escola Sesc Jaraguá sentiram, nesta quinta-feira (5), durante o encerramento do projeto MoviMente. Com muita música infantil, dança e alegria, a ação movimentou todas as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, unindo atividade física, diversão e socialização na mesma experiência. O repertório animado ficou por conta do DJ Rick Maceió.
A atividade tem tudo a ver com a proposta do projeto: estimular alunos e seus familiares a adotarem hábitos mais saudáveis, inclusive por meio de atividades físicas e coletivas. “Encerramentos o projeto em um clima de confraternização, de muita conexão social. As crianças se divertiram muito com todo esse movimento, e esse é um resultado importante para o projeto, que busca contribuir para o bem-estar delas”, disse a psicóloga da escola, Erianne Gomes.
Depois de gastar energia ao lado dos colegas da escola, embalada por um repertório repleto clássicos infantis, a aluna Ana Cecília Lima, 7 anos, disse que está ansiosa para compartilhar a experiência com os pais. “Foi muito legal, muito divertido. Amei as músicas e dançar com outras crianças. Eu me soltei e fiquei muito alegre. Com certeza vou contar para os meus pais como foi hoje, eles amam ouvir”, comentou.
MoviMente em ação
O MoviMente é um projeto multidisciplinar que busca desenvolver três aspectos ligados à saúde: educação socioemocional, nutrição e a atividade física. “Nós apostamos muito em propostas que pudessem, aos poucos, ajudar alunos e familiares a inserirem hábitos mais saudáveis no dia a dia. Uma delas foi o desafio dos 30 dias, com metas diárias de hábitos saudáveis que foram colocadas em prática tanto na escola quanto no âmbito familiar. Então, de forma muito positiva, o projeto impactou as famílias, que se engajaram e participaram conosco”, explicou Erianne.
As atividades do projeto foram desenvolvidas ao longo do ano letivo, na Escola Sesc Jaraguá e nas unidades Sesc Ler (Arapiraca, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela), que atendem crianças matriculadas no Ensino Fundamental, no contraturno escolar, por meio do projeto Criar Sesc, além de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação apostou em atividades lúdicas, promovendo a integração entre alunos e familiares e incentivando uma rotina com autocuidado, alimentação saudável e exercícios físicos.