
04/04/2025 às 16h16
Por Robson Muller
O Sesc Saúde Empresa levou diversos serviços gratuitos para a empresa Marcio Raposo Imóveis, localizada no bairro da Ponta Verde, em Maceió, na manhã desta sexta-feira (4). No local, a equipe do projeto atendeu cerca de 50 pessoas, por meio dos serviços de verificação de pressão arterial e glicemia, testes de flexibilidade e força, aplicação tópica de flúor e orientações nutricionais e de saúde bucal.
O objetivo da iniciativa é contribuir para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e obesidade, por exemplo. Para isso, a equipe analisa aspectos da saúde dos trabalhadores do comércio atendidos durante a passagem do projeto pela empresa e, após 30 dias, retorna ao local para propor mudanças de hábitos que podem ajudar a melhorar a saúde deles.
“Essa visita às empresas é uma medida preventiva maravilhosa, porque aqui eles vão saber o que precisam fazer para ter uma vida mais longa, além de um ambiente de trabalho com mais saúde. Parabenizo o Sesc e espero que muitas outras empresas tenham a oportunidade de receber o projeto, para que os seus funcionários tenham saúde e disposição para desempenhar as suas atividades diárias”, comentou o co-CEO da Marcio Raposo Imóveis, Jolma Raposo.
A diretora administrativa e financeira da empresa, Tyciana Batista, foi uma das colaboradoras atendidas pelo projeto. Segundo ela, a iniciativa incentiva o trabalhador a buscar uma rotina mais saudável. “Está sendo fantástica essa ação, porque está ajudando o colaborador a se conscientizar sobre a importância do cuidado com ele mesmo. Normalmente, no nosso dia a dia, a gente trabalha, tem a nossa rotina, pega filho na escola...e acaba se negligenciando. Então, esse olhar para que a gente possa começar a se cuidar mais é fundamental”, ressaltou.
Sobre o projeto
A programação do Sesc Saúde empresa conta com duas ou até três etapas, dependendo do formato escolhido pela organização beneficiada. Se a empresa optar pelo formato com três visitas, a equipe retorna ao local para realizar um novo atendimento com os colaboradores, incluindo todos os serviços realizados na primeira etapa, e mensurar o impacto do projeto na saúde deles, por meio da aplicação de um questionário.
Além disso, o Sesc encaminha às empresas contempladas um diagnóstico sobre aspectos da saúde dos colaboradores atendidos. Assim, será possível pensar e executar ações que visem contribuir para a promoção da saúde dos trabalhadores, no ambiente de trabalho.
O projeto existe desde 2012 e, no decorrer dos anos, já passou por mais de 100 empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Neste ano, além da Márcio Raposo Imóveis, mais 15 empresas serão atendidas em Maceió, além de outras 10 localizadas no interior alagoano.