14/04/2024 às 06h00
Na noite de ontem (13), o Teatro Jofre Soares recebeu o Sexteto Metais Recife para um concerto de música de câmara pernambucana. A apresentação foi viabilizada pelo Projeto Sesc Partituras e reuniu um público composto, em sua maioria, por jovens músicos de Alagoas.
Entre as pessoas presentes estava o instrutor e músico da Associação Musical Professor Francisco Pedrosa, Fred Cena. Ele elogiou o repertório escolhido pelo sexteto e disse que o grupo serve de inspiração. “Uma apresentação importante para incentivar os músicos de associação, mostrando a eles o caminho que eles podem seguir junto com a música”.
O Sexteto Metais Recife é formado pelos músicos Alexandre Freitas, no trompete; Anderson Vieira, no trompete, José Henrique da Silva, na trompa; Raffael Santana, no trombone; Estevam Vieira, na tuba; e Giovani Matos, na bateria. O grupo foi fundado na década de 90, com o objetivo de divulgar a música instrumental demonstrando o potencial e a versatilidade dos instrumentos de sopros da família dos metais.
Em seu repertório, o sexteto vai do erudito ao popular transitando pelo jazz, músicas da MPB e bossa nova, mas dão uma atenção especial à música pernambucana, como o frevo, o maracatu, o baião e a ciranda. No concerto do Sesc Partituras foram apresentadas dez peças, entre elas composições dos artistas pernambucanos Maestro Duda, Dimas Sedícias e Nilson Lopes.
Sobre o Projeto Sesc Partituras, o tubista e cofundador do grupo, Estevam Vieira, falou: “Um espaço fundamental pra que a gente possa mostrar esse tipo de trabalho pra mais pessoas, já que esse não é um tipo de música tão divulgado nas rádios e na televisão”.
Projeto Sesc Partituras
É uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais e obras transcritas através de programas de editoração musical, que disponibiliza acesso gratuito a partituras para estudantes, professores, músicos, pesquisadores e demais interessados.
O projeto também produz uma série de concertos com programas de música brasileira de concerto a partir do repertório do site. É uma ação que contribui para a divulgação da obra composta por brasileiros, configurando-se como importante meio de valorização, preservação e difusão do patrimônio musical nacional.
Confira abaixo os dias e horários das próximas apresentações do projeto:
Concerto com Quinteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Alagoas
Dia 17 de abril, às 20h
No Teatro Jofre Soares (Sesc Centro)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre
Oficina de Regência com maestro Luiz Martins
Dia 18 de abril, às 19h
Na Escola Municipal de Artes de Arapiraca
Inscrições: doity.com.br/oficinaderegencia
Entrada gratuita
Concerto com Quinteto de Cordas da Orquestra Filarmônica de Alagoas
Dia 19 de abril, às 14h
No Teatro Hermeto Pascoal (Sesc Arapiraca)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre