Exposição “Reunindo Bordados” será exibida na Unidade Sesc Jaraguá a partir da próxima segunda, 17

Alterne entre as áreas

Exposição “Reunindo Bordados” será exibida na Unidade Sesc Jaraguá a partir da próxima segunda, 17

14/05/2021 às 11h18

A Unidade de Educação Sesc Jaraguá receberá, a partir do dia 17 de maio, a exposição “Reunindo Bordados”. A mostra reúne obras de duas exposições do acervo de arte do Sesc Alagoas: “Tesouros Bordados” e “Histórias Bordadas”; e ficará na escola até o dia 17 de julho. “Reunindo Bordados” foi montada especialmente para a comunidade de alunos, pais e professores da unidade de ensino e terá exibição de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, após agendamentos.

Exibidas na Galeria Sesc Centro na década passada, as exposições “Tesouros Bordados” e “Histórias Bordadas” ganharão um novo formato após iniciativa da Unidade Sesc Centro, que ficou impossibilitada de reabrir a sua galeria de arte em virtude da pandemia da Covid-19. “A proposta da exposição é revisitar essas exposições e permitir que as crianças também tenham o privilégio de poder vê-las e, a partir delas, explorar artisticamente suas próprias memórias”, explica a analista em Artes Visuais da instituição, Fabiana Xavier.

“Com a pandemia, ficamos impedidos de abrir a galeria de arte e, com isso, tivemos de repensar o acesso às obras de arte. Então, pensamos na escola como um dos lugares possíveis, democráticos e, o mais importante agora, seguros para isso. Acho muito importante expor novamente essas obras, que são tão bonitas e simbólicas, para não deixá-las somente guardadas”, acrescenta a analista.

“Histórias Bordadas” reúne trabalhos produzidos por grupos que participaram de oficinas mediadas pelo coletivo “Nós do Bordado”, de 2010 a 2012. Os encontros contaram com a participação de idosos que à época integravam o Trabalho Social com Grupos (TSG-Idosos) do Sesc Alagoas. Nesta mostra, por meio do bordado, os participantes contam suas histórias e tradições.

Já a exposição “Tesouros Bordados”, que também explora histórias de vida por meio do bordado”, surgiu durante o desenvolvimento do Projeto Conversando sobre Saúde, iniciativa do Sesc Alagoas que tem como público-alvo mulheres que residem em bairros do Litoral Norte. No decorrer do projeto, dezenas de mulheres utilizaram linha e agulha para produzir peças de artesanato e, dessa forma, expressar saberes e memórias.

 

INSTAGRAM YOUTUBE