20/01/2025 às 16h15
Por Robson Muller
A tradicional colônia de férias do Sesc está de volta e, desta vez, numa edição realizada, simultaneamente, nas unidades Sesc Guaxuma e Arapiraca. Mais de 300 crianças estão participando do projeto, que teve a sua programação iniciada nesta segunda-feira (20). As atividades seguem até a próxima sexta-feira (24), sempre com a proposta de unir diversão e aprendizado no mesmo espaço, além de promover momentos de cooperação e de socialização entre os alunos inscritos.
No decorrer da semana, a criançada vai participar de atividades diversas, como brincadeiras aquáticas, trilha, gincana musical, atividades recreativas com intuito educativo, esportes, bailinho de carnaval, entre outras. Uma das atividades do primeiro dia, em Guaxuma, foi a apresentação teatral da Cia Teatro do Imaginário, que levou reflexões sobre os perigos do uso excessivo de aparelhos eletrônicos e da internet. Uma discussão séria e necessária, mas abordada de maneira leve e descontraída.
O tema abordado pela Cia Teatro do Imaginário chamou a atenção de Alessa Leal, que está participando do projeto pela primeira vez. “Estou achando a programação muito interessante, inclusive porque eles começaram trazendo o tema do uso das telas, que é algo que prende muito a atenção das crianças, principalmente com a minha idade, e que está acontecendo muito na sociedade de hoje. O que também acho legal na colônia é que a gente pode conhecer outras pessoas e fazer novas amizades”, comentou a estudante de 11 anos.
A dona de casa Nilda Monteiro disse que está satisfeita com a experiência do filho no projeto. “Eu vi a alegria do meu filho desde o primeiro momento dele na colônia. Se não estivesse aqui, ele estaria em casa assistindo TV, entediado. Como ele é uma criança com autismo e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), geralmente, em casa, ele fica ansioso, agitado, querendo fazer alguma coisa, mas nem sempre temos tempo de sair com ele. Aqui ele pode brincar, correr, conhecer coleguinhas e aproveitar ao máximo as férias dele”, contou.
As colônias de férias do Sesc são totalmente gratuitas para crianças com renda per capta familiar de até dois salários mínimos. As atividades do projeto são custeadas por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que destina 1/3 (um terço) da receita líquida do Sesc a ações de educação básica continuada e a ações educativas relacionadas às áreas da Cultura, da Saúde e do Lazer.
Metade do recurso destinado ao PCG é aplicada em ações totalmente gratuitas, beneficiando pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos, preferencialmente trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e estudantes da rede pública.