13ª edição do Ateliê Sesc de Cinema entra na reta final com gravação de curta

Alterne entre as áreas

13ª edição do Ateliê Sesc de Cinema entra na reta final com gravação de curta

Curta “Reflexo”, realizado em parceria com produtora local, retrata drama inspirado em Nise da Silveira

02/09/2025 às 13h46

Por Sarah Azevedo

Após cinco meses de curso, a 13ª edição do Ateliê Sesc de Cinema, iniciativa do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc Alagoas, entra em sua fase final com as gravações do curta-metragem "Reflexo". As filmagens ocorrem nos dias 2 e 3 de setembro, na Unidade Sesc Centro, em Maceió, em parceria com a Sambacaitá Produções, responsável pelo suporte técnico, monitoria e apoio à distribuição da obra.

Com título já definido, “Reflexo” retrata a trajetória de uma personagem em dois momentos distintos de sua vida, explorando temáticas inspiradas na vida e no legado da psiquiatra alagoana Nise da Silveira.

“O Ateliê Sesc de Cinema é o projeto mais longo de aprendizagem no cinema que temos em Alagoas. Esta é a 13ª turma, e durante esse tempo produzimos apenas quatro filmes de ficção, sendo este um deles. O roteiro deste curta foi desenvolvido durante o módulo de Pesquisa de Roteiro, a partir de uma pesquisa sobre os 120 anos de Nise”, explica Ronald Silva, analista de audiovisual do Sesc Alagoas.

Para a produtora audiovisual Renah Berindelli, sócia-fundadora da Sambacaitá Produções e instrutora do módulo de Produção Audiovisual, participar da formação e acompanhar o processo de perto foi uma experiência enriquecedora. “É muito instigante estar aqui participando da formação de uma nova geração de profissionais do cinema alagoano, no projeto de formação mais importante que temos em Maceió. Me sinto muito honrada em poder compartilhar tudo que aprendi. Acredito que teremos um filme lindo e que grandes profissionais estão surgindo a partir desse curso. Como produtora e articuladora cultural, sei da importância de projetos como este, especialmente porque somos o único estado do Nordeste sem uma educação formal em cinema. Portanto, o Ateliê Sesc é necessário e já faz parte da história do cinema alagoano.”

O aluno Allisson Albuquerque compartilhou como o projeto foi essencial para que ele realizasse um sonho: “Ano passado fui ao meu primeiro festival de cinema e fiquei encantado. Vi filmes do Brasil inteiro e pensei: ‘quero fazer isso, quero aprender como funciona’. Descobri o Ateliê Sesc de Cinema e fui um dos primeiros a me inscrever. Tinha muita vontade de aprender e o processo foi maravilhoso. Os professores contribuíram muito e estão sempre presentes, inclusive agora, nesse momento final de gravação. Eu pude realizar aquele o desejo de estar, de fato, em um set.”

Entre os temas abordados durante a formação oferecida pelo ateliê estão: Iniciação Cinematográfica, Roteiro, Direção Audiovisual, Assistência de Direção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Produção Audiovisual, Preparação de Elenco, Som Direto, Gaffer, Gravação de Obra/Experimento Audiovisual de Ficção com Monitoria e Montagem e Distribuição.

As aulas da 13ª edição do Ateliê Sesc de Cinema se encerram em outubro. O filme Reflexo será lançado em uma sessão especial e gratuita, aberta ao público, no dia 30 de outubro, às 19h, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió. O evento marcará o encerramento oficial da 13ª edição do Ateliê Sesc de Cinema, celebrando mais um ciclo de formação e revelação de talentos para o audiovisual alagoano.

 

INSTAGRAM YOUTUBE