Sesc Arapiraca terá evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Alterne entre as áreas

Sesc Arapiraca terá evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Programação contará com palestra e apresentações culturais e é aberta ao público em geral

27/06/2024 às 17h21

Robson Muller - Ascom/Sesc Alagoas 

Dando continuidade à programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, o Sesc Alagoas, por meio do Trabalho Social com Grupos (TSG), realizará um segundo evento focado na discussão sobre o enfrentamento da violência praticada contra pessoas dessa faixa etária. A ação acontecerá na próxima quinta-feira (4), às 9h, no Teatro Hermeto Pascoal (Sesc Arapiraca) e é aberta ao público em geral.

Além de contar com uma palestra intitulada de “O enfrentamento da violência contra pessoas idosas”, a ser proferida pela advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberta Karinne Santos, a programação do evento também irá contar com as apresentações culturais da Banda de Pífano São José e do Guerreiro da Associação da Idade Dourada.

O evento é destinado especialmente às pessoas atendidas pelo TSG, em Arapiraca, mas é também aberto ao público em geral. Para participar, não é necessário fazer inscrição. Basta comparecer ao Sesc Arapiraca, no dia e no horário informados. A assistente social Fernanda Eleutério, que atua no TSG Arapiraca, explica que o objetivo do evento é colocar o tema da violência contra pessoas idosas em evidência e ajudar possíveis vítimas.

“As formas de violência contra pessoas idosas são muitas, mas nem sempre as vítimas têm consciência de que estão passando por isso. Por isso, é importante falar sobre esse tema e mostrar as possibilidades de buscar ajuda. Diante de dados que nos mostram um crescimento expressivo no número de denúncias relacionadas a situações de violência praticadas contra pessoas idosas, não podemos ignorar a necessidade de retomarmos essa discussão”, destacou a assistente social.

Violência contra pessoas idosas em números

Alagoas registrou em aumento de 87,27% no número de denúncias de violência contra a pessoa idosa registradas pelo Disque 100, no período de janeiro a maio de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), houve o registro de 412 denúncias nos cinco primeiros meses de 2023, e 220 denúncias, no mesmo período de 2022.

Em 2022, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), por meio da Comissão Especial do Idoso, contabilizou 34 vítimas de mortes violentas com idade acima de 60 anos, um aumento de 10% em comparação ao número registrado em 2021, quando foram contabilizadas 31 mortes. Naquele ano, Maceió foi o município com maior número de idosos vítimas de mortes violentas no estado, com seis ocorrências. 


INSTAGRAM YOUTUBE