
04/10/2023 às 15h44
Foi realizado hoje (4) pela manhã, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Seminário Mesa Brasil Sesc 2023, com o título “Fome: tema cotidiano, transversal e urgente”.
As palestras do seminário, que reuniu aproximadamente 200 pessoas no local, foram conduzidas pelo professor e doutor em Geografia Humana Antônio Alfredo Teles de Carvalho, que abordou a geografia da fome em Alagoas, e pela professora e doutora em Nutrição Maria Alice Araújo Oliveira, que falou sobre o panorama da fome no Brasil.
“É preciso ampliar o olhar sobre a fome na sociedade como um todo. Precisamos buscar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, fazer uma busca ativa com base em dados, em evidências, para selecionar melhor o público-alvo para ser beneficiado pelos programas de assistência.”, disse a professora Maria Alice.
Maria Pauferro, presidente da Associação Beneficente Santa Lúcia, estava entre as pessoas presentes no local e compartilhou sua opinião sobre a iniciativa: “O seminário foi maravilhoso e eu espero que tenham mais seminários como esse, porque juntos a gente debate e conhece nossos direitos. Um seminário desses abre a mente das instituições e das lideranças pra que elas lutem. Eu que já sou da luta, da terra, sou agricultora, sou defensora por quem tem fome, me senti realizada. Foi ótimo.”
No seminário também estavam presentes o assessor de gestão interna do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), Júlio César Lima; a integrante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Luciana Braga; o superintende regional do Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Elizeu José Rego; o coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário de Alagoas (MDA/AL), Gilberto Coutinho; a diretora dos programas sociais do Sesc Alagoas, Meire Célia Lima; e o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.