
31/07/2025 às 18h31
Por Robson Muller
O Sesc Saúde Mulher encerrou mais uma temporada com um resultado expressivo: 1.640 mamografias e citologias concluídas. Os exames foram realizados gratuitamente, na Associação de Moradores do Residencial Graciliano Ramos, no período de 26 de março a 11 de julho deste ano, beneficiando centenas de mulheres que residem na parte alta de Maceió.
O resultado foi apresentado em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (31), no Sesc Poço, com as presenças do presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Alagoas, Adeildo Sotero, do diretor Regional do Sesc, Carlos Pessoa, do conselheiro do Sesc, Cícero Filho, e de Jonas Amâncio, coordenador do Instituto Movimento Enfrente, instituição que se uniu ao Sesc para viabilizar a ida do projeto ao Graciliano Ramos.
Na ocasião, Jonas Amâncio destacou o impacto social do projeto na comunidade. “Ter o Sesc como o nosso parceiro foi uma das melhores coisas que ocorreram ao instituto este ano, porque nós temos os mesmos objetivos. Assim como o Sesc, nós nos preocupamos com as pessoas menos favorecidas. A população do Graciliano Ramos foi muito bem assistida pelo projeto, que possibilitou acesso rápido aos exames”, disse.
O conselheiro do Sesc e superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Cícero Filho, ressaltou a importância do projeto para a saúde da mulher. “Quero destacar que foi um pedido da superintendência poder levar esse projeto para a parte alta de Maceió, uma área que precisa muito desse tipo de atendimento, e prontamente fomos atendidos pelo Sesc. No local, pudemos beneficiar centenas de mulheres trabalhadoras que estavam precisando desse serviço”, comentou.
O diretor Regional do Sesc, Carlos Pessoa, aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso da instituição com o social. “O Sesc existe para promover bem-estar social e qualidade de vida, gerando oportunidades de acesso a projetos e serviços gratuitos, inclusive na área da saúde. O Sesc Saúde Mulher é um exemplo desse trabalho de impacto social. Por meio desse projeto, o Sesc já realizou mais de 20 mil exames de mamografia e citologia totalmente gratuitos”, afirmou.
Sobre o Saúde Mulher
O projeto tem como objetivo promover a saúde feminina por meio de ações educativas, em parceria com instituições e municípios. Além disso, realiza o rastreamento do câncer de colo do útero e de mama, oferecendo exames gratuitos de mamografia e citologia.
Os exames são realizados na Unidade Móvel Saúde Mulher, que tem capacidade para 64 exames diários (32 mamografias e 32 citologias) e está equipada com um mamógrafo 100% digital.